A Câmara Municipal de Tavira inaugurou, ontem, as novas instalações do Centro de Bem-Estar Animal (CMBEA), anteriormente conhecido como Canil e Gatil Municipal de Tavira.
Após a aquisição dos imóveis pertencentes à antiga Sociedade Protetora de Animais (SPA), na Fonte Salgada, no valor de 500 mil euros, o Município procedeu à 1ª fase da sua reabilitação «para oferecer condições modernas e funcionais, assegurando o pleno funcionamento do CMBEA, onde também passam a funcionar os serviços da recente Unidade de Bem-Estar, Saúde e Sanidade Animal, que integra a Divisão Municipal do Ambiente», explica em divulgada.
A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, da vereadora com o pelouro, Sónia Pires, restantes membros do órgão executivo, representantes da Junta de Freguesia de Tavira, deputados e dirigentes municipais, representantes da GNR, incluindo do SEPNA, e vários parceiros na área de bem-estar e proteção animal.
Revela a publicação que, este projeto «reflete o compromisso do Município com a proteção e melhoria das condições de vida dos animais e reforça ainda o seu compromisso com a responsabilidade social na construção de uma sociedade mais justa, informada e consciente».
Para a autarquia, estas instalações «representam um marco essencial para consolidar Tavira como um espaço de referência nesta área, oferecendo condições adequadas para acolher e cuidar de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. Além disso, visam promover o encaminhamento destes animais para processos de adoção responsável, garantindo-lhes uma nova oportunidade de vida com dignidade e proteção».
O centro tem o propósito de recolher, resgatar, acolher e tratar os animais enquanto que, incentiva a adoção responsável e consciente. Para tal, a autarquia tem realizado ações de informação, sensibilização e capacitação da população, enquanto promove o voluntariado, conclui.