Bensafrim será o centro desta prova nacional que terá lugar a 6 de outubro (9h00), com três percursos disponíveis ao longo da Mata Nacional de Barão de São João.
Nota da autarquia de Lagos lembra que, o XCM, também conhecido como Maratona Cross-Country, é uma modalidade do ciclismo de longa distância, geralmente com mais de 60 km, "que exige resistência física e habilidade técnica dos ciclistas, aproveitando também a componente de aventura e contacto com a natureza".
Esta nova edição inclui três percursos: 84 km (maratona elites) e 64 km (maratona curta) para atletas federados e 45 km (meia-maratona) aberta a não federados. Uma característica especial desta prova continua a ser o facto de juntar amadores e profissionais no mesmo pelotão, sendo dirigida a federados e não federados de ambos os sexos, mas também a paraciclistas, reforçando a componente de inclusão da iniciativa. As inscrições estão ainda a decorrer até ao final do dia 3 de outubro, podendo ser realizadas
aqui.
A 4.ª Prova da Taça de Portugal XCM resulta de uma parceria entre Câmara Municipal de Lagos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Algarve, Grupo Popular das Portelas, Associação Pisa Moitas, Estrela Desportiva de Bensafrim, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, IPDJ e Decathlon.