O Museu de Portimão acolhe, nos dias 4 e 5 de abril, a conferência “Habitação para todos: Cidades e regiões progressistas constroem o futuro da política de habitação”, numa iniciativa organizada pelo Grupo do Partido Socialista Europeu (PSE), no Comité das Regiões.
Segundo nota divulgada, a iniciativa reúne um painel de políticos, com destaque para Nicolas Schmit, recentemente eleito candidato dos socialistas da União Europeia (UE) para a presidência da Comissão Europeia na próxima legislatura e o atual comissário europeu para o Emprego e Direitos Sociais.
Um dos pontos altos será a sessão de abertura, marcada para as 19h00 do dia 4 de abril, que contará com Christophe Rouillon, presidente do Grupo PES, e um painel composto por Enric López Jurado, presidente dos Jovens Socialistas Europeus, Isabel Carvalhais, deputada no Parlamento Europeu, Pedro Nuno Santos, Secretário Geral do Partido Socialista de Portugal e Nicolas Schmit, com moderação da anfitriã Isilda Gomes. Esta sessão é aberta ao público em geral.
Nicholas Schmit refere, a propósito do mote que marca esta conferência, que ''mais de 160 milhões de europeus gastam quase metade dos seus rendimentos em habitação, e muitos mais não têm condições financeiras para manter as suas casas adequadamente climatizadas”.
Esta é uma realidade que afeta com maior incidência os jovens, os idosos, as famílias monoparentais e as pessoas mais vulneráveis a nível social, afirma o representante europeu, acrescentando que “é fundamental investir mais em habitação a preços acessíveis e em habitação social na Europa”.
“Desde o combate ao arrendamento excessivo de curta duração, até aos programas que apoiam financeiramente cidadãos vulneráveis a renovarem as suas casas”, o Grupo do Partido Socialista Europeu pretende auscultar a população e as principais preocupações que têm para garantir respostas de forma a que todos “possam pagar uma habitação digna”, num contexto atual de muitas dificuldades.
Como anfitriã desta iniciativa internacional e moderadora do painel de abertura, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão e da Comissão Recursos Naturais do Comité das Regiões, destaca que “No ano em que se assinala os 50 anos de democracia em Portugal e o centenário da elevação a cidade, Portimão vai acolher um debate importantíssimo, bastante atual, reunindo um conjunto de especialistas e políticos, numa partilha de visões e soluções de uma linha política europeia, que pretende lançar a reflexão sobre o futuro, ao mesmo tempo que prepara o presente”.
Sustentabilidade, justiça e acesso a casas dignas serão as questões que a organização pretende aprofundar no dia 5 de abril, através da participação de diversos palestrantes convidados.
O programa da iniciativa, para a qual é necessária inscrição prévia, pode ser consultado
aqui.