A obra, que envolveu um investimento a rondar os 100 mil euros e está concluída desde dezembro, contribui para melhorar a eficiência energética do equipamento, através de uma redução de 50% ao nível do consumo de energia. Paralelamente, ajuda a reduzir os custos de manutenção anuais do Skate Parque na ordem dos 5000 euros, tendo em conta que o melhoramento das condições de segurança ajudam a diminuir a degradação dos materiais, destaca nota da autarquia.
O presidente da autarquia refere que “o melhoramento da eficiência energética e tecnológica dos edifícios municipais, nomeadamente os equipamentos desportivos constitui uma das prioridades do executivo”. Desta forma, com vista a alcançar o referido objetivo, só nos últimos 2 anos foram executadas as seguintes empreitadas: iluminação LED dos Campos Sintéticos da Quinta da Palmeira; colocação de novos projetores LED no Campo Sintético da Guia; iluminação e modernização das instalações elétricas do Campo Relvado do Estádio Arsénio Catuna (Guia); iluminação do Campo Relvado João Campos (Paderne); iluminação LED do Campo Sintético dos Montes Elois (Paderne) e Iluminação LED do Pavilhão Desportivo Municipal”.
Paralelamente, foram realizadas obras por administração direta com vista à substituição/colocação de iluminação LED nos seguintes equipamentos desportivos: Paderne; Guia; EBSA e ESA. As referidas intervenções, que implicaram um investimento superior a meio milhão de euros (544 396,44€), contribuem para uma poupança entre os 50% e os 70%, o que equivale a uma redução de custos de manutenção no valor de 24 500€ anuais. Para este ano de 2025 está, também, prevista a iluminação LED do Pavilhão Desportivo de Olhos de Água, regista a publicação.
No que se refere ao Skate Parque de Albufeira, José Carlos Rolo sublinha “a importância de promover o desporto para todos, compromisso que faz parte dos objetivos enunciados na candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026, que vencemos, o que aumenta a nossa responsabilidade, quer ao nível da organização de eventos acessíveis a todas as faixas etárias (crianças, jovens, seniores, pessoas com mobilidade reduzida) quer no que respeita à construção e manutenção de infraestruturas desportivas”.
Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com o pelouro da Juventude e Desporto, salienta que “as atividades radicais que se podem praticar no Skate Parque, quer de forma livre quer a nível competitivo, são muito bem acolhidas pela população jovem do concelho”. Trata-se de uma modalidade urbana que cada vez tem mais adeptos, sendo que este tipo de equipamentos confirma que Albufeira investe e apoia o desporto em variadíssimas modalidades, ao nível da construção e manutenção de infraestruturas desportivas, sempre com uma preocupação ambiental subjacente. Neste caso em concreto “para além do objetivo principal do melhoramento e segurança das instalações e zona circundante, destacamos a questão da eficiência energética e da redução dos custos de funcionamento”.
A nota do município lembra que, para além do Skate Park, Albufeira dispõe, também, de uma rampa de Skate, instalada no Parque de Vale Faro, considerada uma das melhores do país.