Cultura

SinCera regressa aos palcos com "As Mulheres de Alba"

SinCera
SinCera  
O grupo de teatro universitário da UALG, SinCera, fundado em 1990, por um dos nomes mais relevantes da história do teatro no Algarve, o pedagogo, dramaturgo e encenador José Louro, formou cerca de 2500 estudantes na área do teatro e esteve na génese de grupos como a ACTA; o Al-Masrah ou a ArQuente. Inativa desde 2016, a companhia reafirmou-se na Ualg em 2022, na sequência de uma convocatória regulada por um grupo de estudantes da Escola Superior de Educação e Comunicação.

PUB

Em 2023, o SinCera regressou ao ativo, tendo estreado no Teatro das Figuras, o espetáculo "A Rapariga da Gabardine Amarela" com encenação de Carolina Santos e inspirado na peça homónima de Jon Fosse, numa parceria com a Mákina de Cena, contando com mais de três dezenas de inscritos. Desde aí, o SinCera tem trabalhando em conjunto com Carolina Santos e a Mákina de Cena ao serviço da cultura.

É neste contexto, que o SinCera sobe novamente ao palco nos dias 29 e 30 de abril, às 21h00, no auditório do IPDJ, em Faro, com o espetáculo "As Mulheres de Alba", encenado por Telma Saião sob o texto original de “A Casa de Bernarda Alba” (1936), de Federico García Lorca. Trata-se de uma adaptação "que entrelaça críticas aos tempos que se viviam e que grande parte ainda se faz presente". A peça é "um mergulho feminino despido de filtros, onde a luta não é contra o homem, mas entre espelhos distorcidos de si mesmas", explica nota do grupo.