Dicas

Sinais de que a sua saúde mental pode estar comprometida

Existem muitos casos de depressão silenciados pela dificuldade em perceber alterações na forma de estar e de pensar.
Existem muitos casos de depressão silenciados pela dificuldade em perceber alterações na forma de estar e de pensar.  
Foto - Freepik
Segundo os especialistas, algumas condições clínicas não surgem no imediato, muito menos são visíveis a olho nu. Vão dando sinais de que algo não está bem e, é mesmo nessa fase que devemos intervir.

É um facto que, normalmente, a própria pessoa sente muita dificuldade em avaliar como se sente em termos mentais, sobretudo porque a sua avaliação é subjetiva. Pode sentir-se bem e, na realidade, não estar nessas condições, pode estar mal e não ter consciência da dimensão do problema e também acontece com algumas pessoas que estão bem, mas que acreditam estar mal.
 
Existem muitos casos de depressão silenciados pela dificuldade em perceber alterações na forma de estar e de pensar, tal como pode ocorrer um esgotamento mental e a pessoa não se dar conta, por tudo isso, os especialistas recomendam que faça uma avaliação pessoal, que também tenha em conta se alguém da sua confiança lhe faz algum reparo e, sem medo, procure ouvir a opinião de um profissional na área da psicologia.
 
Registe que, não vamos ao psicólogo porque “somos loucos”, porque estamos mesmo com algum problema de saúde mental ou porque alguém nos colocou um rótulo de doentes mentais, vamos a este profissional quando não nos sentimos bem, quando queremos melhorar a nossa sanidade mental e quando temos dúvidas acerca de alguma coisa. Também podemos recorrer a este técnico por “descargo de consciência” quando apresentamos alguns sintomas diferentes do habitual e que nos incomodam.
 
Para que melhor possa compreender a importância de ter uma boa saúde mental e que a mesma se deteriora com o passar do tempo, os especialistas deixam alguns sinais de alerta a que deve estar atento:
 
1. Sensação contínua de cansaço e falta de energia
 
Se não houver um motivo para esse cansaço, é possível que o mesmo seja uma manifestação emocional.
 
Segundo os entendidos, a depressão e a ansiedade causam esse tipo de condições. Por isso, é importante que se pergunte se existe algo que o deixa triste, lhe causa deceção, dor ou preocupação excessiva.
 
2. Alterações no sono
 
Na nossa sociedade, é cada vez mais comum que as pessoas se queixem de problemas de sono, no entanto, esse é um indicador de que algo não está bem. Precisamos de descansar e de ter um sono reparador para manter a nossa saúde mental, alertam os entendidos, acrescentando que, quando não dormimos bem e a situação se repete no tempo, é urgente que peçamos ajuda, pois é da falta de descanso que resultam grande parte, senão a maioria dos problemas de saúde mental.
 
3. Arrastar os problemas em vês de procurar soluções
 
A procrastinação reflete uma certa lacuna entre pensamento, emoção e ação. Ocorre quando adiamos tarefas, compromissos e responsabilidades. É um facto que todos passamos por fases de menor energia e motivação, que também sentimos alguma preguiça em algumas ocasiões, mas quando começamos a acumular problemas e a não procurar soluções, isso é um sinal de alerta para os especialistas e que justifica um pedido de ajuda.
 
 4. Somatização
 
A mente e o corpo formam uma unidade e por isso o que acontece numa dimensão, acaba por se repercutir na outra. É de anotar que, alguns problemas de saúde física refletem-se na saúde mental e vice-versa.
 
Se apresenta sintomas como
 
•Dores de cabeça.
 
•Problemas de pele.
 
•Dificuldades digestivas.
 
•Dores musculares.
 
•Constipações ou infecções frequentes, esteja atento porque os mesmos podem traduzir instabilidade emocional ou constituir um sinal de alerta para alterações na sua saúde mental.
 
5. Relacionamentos difíceis
 
É comum que a deterioração da saúde mental se manifeste através do aumento de conflitos com outras pessoas.  Em muitos casos, as alterações na saúde mental dão lugar à incompreensão, a constantes sensações de mal-estar e negatividade que afetam a qualidade das relações interpessoais. Em muitos casos, tal pode ocorrer devido a problemas pessoais, a situações mal resolvidas, à falta de descanso, entre outros fatores que merecem ser avaliados.
 
6. Isolamento
 
Quando, de repente, uma pessoa modifica o seu comportamento, começa a isolar-se e a não sentir vontade de estar com outras pessoas, isso pode traduzir que algo não está bem consigo, sobretudo se manifesta pouco interesse em conviver e se isso era uma prática regular. A falta de paciência e a necessidade de evitar os outros são um sinal de que algo pode estar a acontecer em termos de saúde mental.
 
7. Cometer excessos
 
É natural que, de vez em quando, cometamos algum excesso, seja em compras, comida ou bebida, mas quando tal se torna recorrente, pode ser um indicador de que estamos à procura de um escape para compensar algo que nos provoca mal-estar, por isso esteja atento.
 
Por fim, pode dar-se o caso de o leitor se aperceber de que está com um ou mais destes sintomas e que não consegue ultrapassar a situação sozinho. Não deixe que o problema se agrave e peça ajuda. Há casos em que a pessoa toma consciência de uma alteração comportamental e consegue regressar à normalidade por si mesma, no entanto, não deixe de estar atento, pois um problema resolvido atempadamente, evita muitas complicações a médio prazo.
 
Fátima Fernandes