Bora Lá

Sétimo aniversário do Choque Frontal ao Vivo comemorado com Entre Aspas

 
No próximo dia 15 de fevereiro, o programa de rádio gravado ao vivo, no âmbito das comemorações do seu 7º aniversário, contará com a presença da banda algarvia Entre Aspas, que em 2023, assinalou os 30 anos do lançamento do seu primeiro disco de originais. Para celebrar a data, a banda lançou uma nova versão do 1.º single.

"Criatura Da Noite 2023" assinado pelo produtor brasileiro Alé Siqueira, contém um disco em formato digital com temas inéditos de um último álbum que não chegou a ser editado aquando da paragem da banda em 2004. Excecionalmente, o projeto voltou a juntar-se em 2023 para realizar alguns concertos ao vivo um pouco por todo o país.
 
Ainda antes, em janeiro, o Choque Frontal ao Vivo apresenta a guitarra portuguesa de Luís Capitão no dia 25. Aos 8 anos começou a aprender guitarra clássica tendo depois viajado por caminhos da guitarra elétrica. Em 2022 enveredou pelas 12 cordas da guitarra de Lisboa que marcou a sua estreia em 2023 no Grande Auditório do TEMPO-Teatro Municipal de Portimão no Festival Acústico da Alvor FM. 
 
No dia 14 de março, é a vez de Carlos Alberto Moniz marcar presença no Choque frontal ao Vivo. Carlos Alberto Moniz é um dos maiores símbolos da música popular portuguesa da sua geração, com grande projeção nacional e internacional. Ao longo da sua carreira criou uma relação próxima com o público, quer pela sua música, quer pelo trabalho em televisão através de programas para a infância, bem como pelo seu percurso na rádio com as comunidades portuguesas além-fronteiras. 
 
A 11 de abril chegam os Almatriz, banda nascida no Algarve, em 2019. Lançou "Procura", o seu álbum de estreia em setembro de 2023, um trabalho composto por 10 canções que convidam a uma viagem pela música popular contemporânea portuguesa, com influências do mundo lusófono, da música erudita e do Fado. Apresenta, no entanto, uma nova perspetiva e conceito sonoro dentro da atualidade onde vingam a experimentação e cruzamento de géneros. 
 
A temporada do Choque Frontal ao Vivo em Portimão, encerra no dia 16 de maio com um programa para receber "Riding a Meteor". Em 3 anos de vida e ainda sem nenhum álbum de estúdio, "Riding a Meteor" tem fintado o caminho tendencial das redes sociais e das plataformas de "streaming" levando a mensagem de que a sua música acontece em palco. Talvez por isso, apenas uma pandemia tenha parado o ritmo de concertos que apresentaram entre 2018 e o início de 2020, marcando presença em salas de concerto, festivais (de onde se destacam o F, MED, Boom e Edita), atuações em 3 países (Portugal, Espanha e Inglaterra) e distinções com a seleção final de vários concursos de onde se destaca o Prémio Jovens Criadores 2019 na área da música.
 
Em 2024, este programa de rádio da Alvor FM, apresentado por Júlio Ferreira e Ricardo Coelho, poderá surpreender com mais sessões realizadas noutras cidades algarvias.