Com intervenção no Algarve desde 2008, a Plataforma Saúde em Diálogo dinamiza atualmente dois projetos na região direcionados à população idosa em situação de vulnerabilidade: o Espaço Saúde 360º Algarve 2.0 e o Saúde Mental 360º Algarve. Durante o mês de outubro, serão realizadas várias sessões informativas no âmbito destes dois projetos, que irão abordar temas relacionados com o envelhecimento ativo e saudável, a promoção do autocuidado, e a importância da promoção da saúde e bem-estar mental da pessoa idosa.
Nota enviada ao nosso jornal regista que, a primeira sessão decorre no dia 2 de outubro, pelas 15h00, na Loja Social, em Loulé, dedicada ao tema "Prevenção das Demências: Estratégias para um Envelhecimento Saudável". No dia 7 (15h00), está prevista uma sessão sobre "Saúde Mental e Bem-Estar no Idoso", também na Loja Social, em Loulé. Já no dia 16 de outubro (15h00), haverá uma sessão sobre "Autocuidado: pequenos cuidados, grandes benefícios", no mesmo local.
As sessões serão dinamizadas pela equipa da Plataforma Saúde em Diálogo, com a colaboração de profissionais de saúde da região, avança a entidade ao Algarve Primeiro.
Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor dos projetos da Plataforma Saúde em Diálogo no Algarve, defende a importância de criar ambientes seguros para o esclarecimento de dúvidas e para a partilha de experiências pessoais: “Queremos sensibilizar a população mais idosa para hábitos de vida mais saudáveis, mostrando que mesmo mudanças mais simples podem ter um grande impacto na sua qualidade de vida”.
Todas as iniciativas são gratuitas e abertas ao público, mediante inscrição prévia a partir do e-mail: [email protected].