A iniciativa terá lugar no café “O Pinheiro”, na localidade de Vale Telheiro e tem o propósito de debater a intenção de classificação daquele património, bem como de uma área à superfície de cerca de 79 hectares, como Monumento Natural de âmbito local.
Em comunicado, a autarquia destaca que, a Gruta de Loulé localiza-se a Este da povoação de Vale Telheiro, na freguesia de São Sebastião, concelho de Loulé. "É a única gruta em Portugal considerada como um hotspot mundial de biodiversidade cavernícola, com mais de 21 espécies de animais terrestres exclusivamente cavernícolas identificadas, por exemplo minhocas, caracóis, ácaros, pseudoescorpiões, aranhas, centopeias, milpés, bichos-de-conta, colêmbolos, dipluros, peixinhos-de-prata e escaravelhos. Estas espécies possuem características adaptativas únicas, que lhes permitem viver neste tipo de habitats, encontrando-se entre as mais raras, ameaçadas e desprotegidas a nível mundial. A área à superfície que se pretende classificar é composta, na sua maioria, por uma mancha de matos densos calcários bem conservados, com um índice de biodiversidade muito elevado".
Para o Município, a Gruta de Loulé merece beneficiar de uma figura de proteção legal e de medidas de proteção, conservação e valorização adequadas.
Deste modo, a autarquia pretende assumir uma promoção e gestão integrada da sustentabilidade da Gruta de Loulé, "processo no qual os residentes e proprietários da área, bem como todos os interessados na sua proteção, terão um papel essencial, nomeadamente no que concerne ao equilíbrio necessário entre a presença humana e a conservação dos valores naturais existentes", lê-se na missiva.