Ambiente

Quer ser cientista por um dia?

 
No próximo dia 17 de fevereiro, às 18h00, o Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, recebe uma sessão de formação para voluntários residentes na freguesia de Almancil sobre o projeto CRIA – Carbono da Ria.

PUB

Trata-se de uma iniciativa da BlueZ C Institute – Instituto da Conservação Marinha e Economia do Carbono, em parceria com a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, sendo que o Município de Loulé faz parte da estrutura de apoio desta comissão.

De acordo com o Câmara de Loulé, promover ciência cidadã com foco na relação clima-oceano, "gerando conhecimento sobre os stocks de carbono azul do Parque Natural da Ria Formosa e mobilizando os seus residentes para a proteção dos valores ambientais desta área protegida são os objetivos da ação".

A ideia é que os participantes sejam cientistas por um dia. Assim, além de uma formação de 45 minutos sobre a importância dos sedimentos (lodo) da Ria Formosa no combate às alterações climáticas, os participantes recebem um kit de recolha de amostras de lodo com oferta de toalha de microfibra em PET de garrafas recicladas e marcador permanente. Recebem ainda um diploma de participação nesta ação de voluntariado.

Além disso, verão o seu nome e fotografia (facultativo) inscritos na publicação "Guia do Carbono da Ria" como cientista contribuidor. 

Os 250 participantes das 12 freguesias do Parque Natural da Ria Formosa ficam ainda automaticamente habilitados ao sorteio de uma Bolsa Ciência correspondente a um ano de propinas na Universidade do Algarve.

A inscrição dos voluntários (que terão de ter mais de 16 anos de idade) nesta sessão está limitada a um máximo de 20 participantes e poderá ser formalizada até ao dia 16 de fevereiro, através do preenchimento de um formulário online (https://forms.gle/7FqS6g8ZscVH8tKT6), por e-mail (contact@bluezc.org) ou por Whatsapp (960099925), indicando o nome e a idade, e que pretendem frequentar esta sessão por serem residentes na freguesia de Almancil.