O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promove até 10 de outubro, um conjunto de atividades no âmbito da campanha «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio».
De acordo com a organização, “o objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema relevante no Algarve, bem como promover a consciencialização do papel que cada pessoa, autarquias e diferentes estruturas da comunidade podem ter na prevenção do suicídio e da doença mental. Estas ações na comunidade visam ainda contribuir para a redução do estigma associado à doença mental”.
As iniciativas integram-se na campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio, em Portugal, do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, do Plano Local de Saúde ACES Barlavento e da Coordenação Regional de Saúde Mental.
Tendo como objetivo uma maior aproximação junto da população para sensibilizar sobre o tema, e em estreita articulação com entidades e instituições da comunidade, o programa inclui iniciativas que decorrem em vários concelhos, desenvolvidas pelas respetivas equipas comunitárias de saúde mental e com a participação de outros técnicos dos serviços.
As iniciativas arrancaram no dia 1 de setembro com uma exposição que vai estar patente durante todo o mês nos átrios das Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão do CHUA com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental. A exposição termina a 10 de Outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental.
Ao longo de todo o mês de setembro, também os utentes que passarem pelas unidades do CHUA terão acesso a mensagens informativas transmitidas nos écrans das salas de espera ou através de folhetos informativos disponibilizados pelos profissionais.
À semelhança dos últimos anos, os edifícios públicos de vários concelhos do Algarve vão iluminar-se com luz amarela, alusiva a esta campanha.
Serão ainda realizadas, um pouco por todo o Algarve, várias atividades com vista à sensibilização para esta temática, tais como debates, apresentações, concertos, tertúlias e eventos lúdico-desportivos.