Dicas

Sente-se stressado? Siga estas 3 dicas

Sente-se stressado? Siga estas 3 dicas
Sente-se stressado? Siga estas 3 dicas  
Foto Freepik
Este artigo destina-se a pessoas que se sentem muito stressadas e que, com apenas três segredos, podem sentir uma melhoria significativa no seu bem-estar diário.

Segundo a ciência, gerir o stress implica uma mudança no estilo de vida que começa pelo descanso adequado, pela aquisição de uma nova forma de pensar (estar mais sintonizado com o presente; o agora, o momento em que nos encontramos, dar menos espaço às preocupações e à antecipação de acontecimentos que, provavelmente nem vão ocorrer, desligar-se do mundo por alguns momentos durante o dia, entre outros), praticar diariamente exercício físico, adotar hábitos alimentares saudáveis e introduzir alguns suplementos na sua dieta.
 
Os especialistas sublinham que, «só a combinação destes fatores pode conduzir-nos a um verdadeiro bem-estar, pelo que vale a pena pensar em si carinhosamente, organizar uma mudança no seu estilo de vida e ponderar também a inclusão de pessoas e momentos gratificantes, já que essa é uma área determinante para que possa gerir adequadamente as suas emoções, tirar mais partido de si e receber o melhor dos outros também».
 
A natureza também é aliada no que se refere ao combate do stress, pelo que, com a combinação de novos hábitos de vida, pode introduzir estes 3 suplementos alimentares:
 

Melatonina: um suplemento para dormir melhor e reduzir o stress

A melatonina é um neuro-hormónio secretado na glândula pineal e é responsável pela regulação dos ciclos de sono e vigília. Pode ser consumida exogenamente para provocar um aumento na sua concentração plasmática durante a noite, conseguindo assim um sono mais profundo e reparador. Segundo um estudo publicado na Neurological Research, trata-se de uma substância que não tem uma dose letal recomendada, por isso é considerada muito segura para a saúde. A melatonina pode ser usada como mecanismo preventivo contra a ansiedade e a depressão, contudo, não deve ser consumida com antidepressivos, uma vez que acentua a sonolência ao longo do dia.
 
Como favorece o sono e um descanso profundo, quem a consome beneficia de uma agradável sensação de bem-estar. O produto é vendido sem receita médica em farmácias, parafarmácias e hipermercados.
 

5-HTP: um suplemento para controlar o stress

De acordo com um artigo publicado na revista International Review of Neurobiology, o 5-HTP é um metabólito do triptofano que pode ser consumido na forma de suplemento para controlar os níveis de stress sendo, em muitos casos, combinado com a melatonina, em doses de 200 miligramas por dia. Alertam os especialistas, no entanto, que, esta substância não deve ser administrada em conjunto com antidepressivos, recomendando-se, nesses casos, que converse com o seu psiquiatra.
 

Magnésio: o suplemento ideal para a recuperação e descanso

O magnésio é frequentemente utilizado por desportistas que beneficiam de uma recuperação mais rápida e de um descanso mais reparador, sendo comercializado em conjunto com a melatonina (verifique a composição da embalagem).
 
A sua ingestão regular promove um sono profundo e reparador, o que ajuda a modular os níveis de stress e a gerar uma maior sensação de bem-estar. Porém, a suplementação terá que ser acompanhada de outros bons hábitos. Por exemplo, é aconselhável ir para a cama cedo e evitar a luz dos ecrãs momentos antes de dormir.
 
A prática desportiva diária é uma importante aliada no que se refere ao combate do stress porque relaxa o corpo e a mente, ao mesmo tempo em que nos conduz a um sono mais profundo e reparador. Meia hora por dia de caminhada, exercícios de manutenção, corrida ou a frequência de uma modalidade desportiva a seu gosto, podem fazer toda a diferença na melhoria da sua qualidade de vida, mas não se esqueça: mude a forma de pensar! Não antecipe os acontecimentos, valorize o que é e o que tem, olhe-se ao espelho e goste de si, rodeie-se de pessoas que lhe fazem bem, faça um plano diário de tarefas, organize-se, saia de casa mais cedo para evitar as filas de trânsito, ande a pé sempre que possível, cultive-se com uma boa leitura, reflita sobre o seu dia, desabafe com quem ama e sinta-se seguro no seu ambiente familiar, pratique meditação se gostar, mas pense em si, naqueles que ama e sinta a vida com valor; sinta o agora; o momento presente e, tanto quanto o possível, desligue-se de conteúdos negativos e destrutivos que só aumentam os níveis de tristeza, insatisfação e stress.
 
Nunca é demais recordar que, os ecrãs devem ser doseados e os conteúdos bem selecionados, sob pena de tirar poucos benefícios dessa poderosa ferramenta, mas também daquilo que realmente importa: você.