Sociedade

Seminário sobre inteligência emocional levou especialistas a Albufeira

Fotos - CM Albufeira
Fotos - CM Albufeira  
O Auditório Municipal de Albufeira recebeu o seminário de inteligência emocional: “Inspira-te”, ocorrido no passado dia 25 de janeiro.

PUB

A iniciativa foi organizada pelo Município de Albufeira no âmbito do “Projeto SER” em parceria com o CFAE – Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves. A moderar os trabalhos esteve a apresentadora de televisão Fátima Lopes, que também se dedica ao estudo e formação na área da Inteligência Emocional.

“Uma estratégia emergente na educação emocional não passa por criar uma nova disciplina, mas antes mesclar lições sobre sentimentos e relações interpessoais com outros tópicos já ensinados. Esta ‘alfabetização emocional disfarçada’, como referiu em 1995 o ‘perito’ desta área, Daniel Goleman, pode ser um bom começo para ajudar os alunos a terem uma melhor autoconsciência e regulação emocional que lhes permita gerir melhor a ansiedade, o stress ou a pressão dada pela carga académica, pela pressão nas redes sociais e pelas relações interpessoais”, referiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Por sua vez, a vereadora responsável pela área da Educação, Cláudia Guedelha, entende que “a inclusão da educação emocional é determinante na construção de uma vida plena. O desafio é ensinar empatia na escola, construir um clima acolhedor e empático, numa ética relacional focada no respeito e na escuta, ou seja, um lugar de inclusão.”

A apresentar resultados de ‘estudos de caso’ e de investigações estiveram diversos especialistas, desde académicos a psicólogos, nomeadamente: Teresa Andrade, doutorada em Psicologia Clínica, David Sousa, especialista em inteligência emocional, felicidade e bem-estar organizacional, Manuela Queirós doutorada em inteligência emocional, Mikaela Övén, especialista em desenvolvimento de competências pela Universidade de Malmö (Suécia) e facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia), bem como instrutora de mindfulness certificada.

De salientar ainda as presenças de Daniela Marto, autora de livros infantis na área de meditação e mindfulness para crianças e jovens, com formação em Coaching, PNL e disciplina positiva em sala de aula, Sabino Soares, criador do programa Bkind (mindfulness), Dulce Gonçalves e Sérgio Brandão, doutorados em Psicologia da Educação, Mara Guerreiro, autora do projeto Empatiza-TE (inteligência emocional, inclusão e bem-estar) e Sandra Diogo, docente no Instituto Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) na área da Psicologia da Linguagem e Psicologia Escolar e da Educação. De notar ainda as intervenções de Eugénia Cabral, docente e autora de um curso de formação profissional em yoga e meditação para crianças, Marta Cunha, docente e voluntária no Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (C.A.S.A.) de Albufeira e Anabela Mesquita, professora de Filosofia e Psicologia na Escola Secundária de Albufeira, com funções de coordenadora da sala de estudo e de projetos.

Regista nota da autarquia de Albufeira que, este seminário também foi palco de discussão e de sugestão de métodos para chegar à gestão emocional, utilizando ferramentas e técnicas, para crianças e adultos. O encontro entre a família e a escola e a importância de se caminhar na parentalidade de forma atenta, observando os comportamentos e reações entre todos os elementos da familia, para uma melhoria do bem-estar emocional e mental das crianças e jovens, foram também matérias analisadas, bem como os comportamentos emocionais de pais e educadores nos seus relacionamentos com os seus educandos.