Dicas

Segredos para manter uma relação feliz

Segredos para manter uma relação feliz
Segredos para manter uma relação feliz  
Foto - Freepik
O psiquiatra Mark Goulston, revelou os hábitos diários que os casais devem adotar para manter uma relação saudável e duradoura. Confira-os.

De acordo com este autor de várias obras e especialista em comunicação interpessoal, a vida a dois reveste-se de particularidades que vão desde a necessidade de não prolongar o mau ambiente dentro de casa, passando pela importância de incluir o outro mesmo reservando um espaço diário para si mesmo, sem esquecer a relevância de uma intimidade efetiva, em que ambos os parceiros participem e desfrutem, que conversem abertamente sobre as várias  áreas de vida e daí por diante, já que, é essa abertura e disponibilidade que nos aproxima e intensifica a vontade de permanecer numa relação.
 
O psiquiatra norte-americano destacou então  estes 9 segredos para manter uma relação saudável e feliz:
 

1. Ler o mesmo livro ao mesmo tempo

 
O facto de partilhar a leitura de um livro com o seu parceiro é, na posição deste especialista,  uma oportunidade para desenvolver uma conexão especial e ampliar a emoção contida na obra que passa de um para o outro.
 
Este hábito também permite que se abordem assuntos externos, que se toquem em pontos em comum, que se desenvolva uma comunicação mais aberta e fluida, honesta e sincera. Basta que escolham o livro em conjunto, que leiam e comentem a obra, as passagens, que troquem conhecimentos, dúvidas e experiências.
 

2. Tomar banho juntos

 
Tomar banho é um dos momentos mais íntimos para uma pessoa, e se ela o realiza acompanhada pelo  parceiro, o íntimo transforma-se em algo sensual. Debaixo da água não há lugar para stress, tem muito a ver com fechar os olhos e potencializar o sentido do tato. Desta forma, supera-se melhor a timidez, afastam-se tabus, medos de rejeição e outros porque, estão ali só para sentir emoções um pelo outro e cada um individualmente também.
 

3. Acompanhar uma série de ficção ao mesmo tempo

 
Assistir a uma série juntos é um dos hábitos que fortalecem os casais, não só por estabelecer uma rotina, mas pelo vínculo emocional gerado ao ver uma série, capítulo por capítulo, apenas com quem se ama.
 

4. Deitar-se no mesmo horário

 
Com o passar dos anos, os casais estabelecem as suas rotinas em função do trabalho e do seu tempo livre de forma separada. Assim, é muito comum que possam deitar-se em horários diferentes, o que prejudica a relação e diminui o desejo tanto sexual, como de partilha diária em conjunto.
 

5. Dizer “Boa noite” e “Bom dia” independentemente de como se sentem

 
Esta é uma forma simples de começar e de terminar o dia com respeito um pelo outro. Ajuda também a manter a proximidade, a resolver conflitos e, acima de tudo, permite-nos saber como é que o outro se sente, o que ganha mais expressão se dissermos um carinhoso: como estás?
 

6. Ligar ou mandar uma mensagem ao longo do dia

 
Os casais que costumam enviar uma mensagem ou ligar ao longo do dia, sentem-se mais cuidados e valorizados, enquanto que recebem carinho e atenção por parte de quem amam. Segundo o psiquiatra, esta atitude permite fortalecer o vínculo emocional e proporcionar confiança e bem-estar mútuo.
 

7. Abraçar

 
Um abraço pode mudar  a nossa energia corporal e o ânimo de forma positiva, logo após um momento difícil ou ao ter os sentimentos alterados por algo que nos ocorreu. Um abraço é o melhor remédio e um dos hábitos que fortalecem os casais quando são sinceros, uma vez que, também alimenta o sentimento que os une.
 

8. Confiar e perdoar

 
Não adianta nada estar com uma pessoa quando não confiamos nela ou se não fazemos um esforço para tentar entendê-la e admitir que todos falhamos. Quando perdoamos devemos fazê-lo de coração, conversar sobre o ocorrido, estabelecer limites, assumir o que é positivo ou não para a relação e definir um novo rumo sem essa mágoa. Quando não conseguimos fazer isso genuinamente, não vale a pena perdoar, realça o psiquiatra.
 
Esta permissa deve nortear a relação e ser praticada pelos dois, sob pena de o ressentimento surgir quando menos se espera e dar lugar a discussões e à separação.
 

9. Andar de mãos dadas

 
Este é um gesto que vinca a união, que permite um contacto próximo, íntimo, honesto e verdadeiro, sem esquecer que, o toque da pele com a pele aprofunda laços e desenvolve um conjunto de emoções positivas, conclui o especialista que desenvolveu diversos estudos em terapia conjugal.