O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) dá início, esta quarta-feira, dia 22, às comemorações dos 200 anos dos serviços florestais em Portugal, com uma sessão a decorrer a partir das 9h30 no viveiro florestal de Monte Gordo. A sessão contará com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, seguindo-se uma visita ao perímetro florestal de Conceição de Tavira.
Durante o evento, será ainda lançado o concurso para obras de requalificação do viveiro florestal de Monte Gordo, no âmbito do protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental e o ICNF. A sessão contará, ainda, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Ricardo Cipriano, e da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins.
Este será o primeiro de uma série de eventos comemorativos dos 200 anos dos serviços florestais em Portugal, cuja história tem início em 24 de julho de 1824, com a criação da então Administração Geral das Matas do Reino.
Segundo o ICNF, a floresta é o principal uso do solo no território português (36%, 3 305 000 hectares) e, no seu conjunto, os espaços silvestres (floresta, matos, improdutivos e águas interiores) abrangem cerca de 70% do país, num total de 6 515 600 hectares.