A Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro celebrou na sexta-feira, dia 29 de novembro, o seu 142.º aniversário com um conjunto de celebrações que decorreram na Praça da Liberdade (Pontinha).
Conforme faz saber o Município de Faro numa nota de imprensa, as comemorações, que incluíram uma demonstração de capacidades dos efetivos dos Sapadores Bombeiros, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro Rogério Bacalhau, do comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro, André Cardoso Morais, e do 2.º comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Regional do Algarve, Abel Gomes, entre outras personalidades do concelho e região.
Na sua intervenção, o comandante André Cardoso Morais começou por enaltecer “o passado glorioso” da Companhia de Sapadores Bombeiros e recordou igualmente aqueles que passaram por aquela corporação e que contribuíram para o engrandecimento da casa, em particular Fernando Amaral, que faleceu este ano, “lembrando o seu inestimável contributo à nossa missão e à segurança da comunidade farense”.
“Olhamos, porém, para o futuro, renovando o nosso compromisso de continuar a prestar um serviço de excelência, protegendo a vida, o ambiente e o património da população de Faro”, continuou o comandante, assinalando também o compromisso do Município de Faro em dotar a corporação “dos meios necessários para responder com elevados padrões às crescentes exigências da missão”, nomeadamente através do recrutamento de novos recrutas e aquisição de novos materiais e viaturas.
Também o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, anunciou um conjunto de novos investimentos para a Companhia de Sapadores Bombeiros, nomeadamente a abertura de um concurso, muito em breve, para admissão de cerca de 20 bombeiros e ainda o avanço do projeto de construção de um novo quartel. “Este é um empreendimento de elevada importância estratégica, que já integra contributos valiosos da corporação, de forma a assegurar que o espaço final será funcional, moderno e ajustado às necessidades dos nossos bombeiros e da população que servem”, adiantou o autarca.
De acordo com a autarquia, já concretizada está também a aquisição de um veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), no valor de cerca de 500 mil euros e que deverá estar ao dispor da corporação em 2025. Paralelamente, foi ainda realizada recentemente a aquisição de materiais técnicos de apoio ao trabalho, como câmaras térmicas e detetores de gases.