Em nota divulgada, o Município de São Brás de Alportel refere que o Jardim Carrera Viegas "vestiu-se de azul", e foi "palco" de diversas atividades e jogos, numa manhã que culminou na formação de um laço azul humano gigante. A iniciativa contou com a participação de crianças das escolas e creches do concelho, jovens do Espaço Inclusão, e ainda de diversos representantes da comunidade que, diariamente, contribuem para o bem-estar das crianças. Entre eles, marcaram presença representantes do Município, da Junta de Freguesia, do Agrupamento de Escolas, da Associação de Pais, das forças de segurança, da Proteção Civil, bem como elementos das equipas pedagógicas e dirigentes escolares.
Presente na iniciativa, a presidente em exercício, com pelouros na área social e da educação, Marlene Guerreiro, recordou que “o laço azul lembra-nos que cada criança tem o direito de crescer em segurança, rodeada de afeto e respeito. Este dia reforça o papel fundamental e diário de toda a sociedade na construção de uma infância feliz, protegida e saudável. A melhor forma de o fazer é envolvendo toda a comunidade nesse compromisso e reconhecendo o trabalho essencial de todas as entidades que, diariamente, se dedicam à proteção e promoção dos direitos das crianças.”
A atual presidente da CPCJ de São Brás de Alportel, Cidália Tomé, destacou a importância da prevenção e da consciencialização em torno da proteção das crianças, sublinhando o impacto positivo da união da comunidade em torno desta causa. “Esta iniciativa local, integrada no Programa Nacional do Laço Azul promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, simboliza a união da nossa comunidade em torno de uma causa maior: a proteção das nossas crianças e a promoção dos seus direitos. A CPCJ de São Brás de Alportel agradece profundamente a participação de todos – crianças, famílias, escolas e instituições – que, com pequenos gestos, constroem um presente mais seguro e um futuro mais justo para todas as crianças.”