Saúde

São Brás de Alportel tem novas respostas na área da intervenção e reabilitação

 
Desde o dia 30 de março, está em funcionamento o Espaço Multifuncional de São Brás de Alportel, com novas respostas na área da intervenção e reabilitação.

De acordo com a autarquia, esta nova valência do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, resulta do trabalho desenvolvido em parceria entre o município e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve «em prol da qualidade dos serviços de saúde prestados à população».
 
Trata-se de um espaço que reforça a capacidade de resposta e apoio a crianças e jovens abrangidos nos projetos do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) e do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), que é dinamizado com profissionais da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento de Centros de Saúde do Central (ACES Central), nomeadamente: terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicóloga e fisioterapeuta.  
 
A realização das obras de requalificação do novo espaço contou com o investimento por parte da ARS Algarve no total de 36.699,51 euros.  
 
Futuramente, o ACES Central pretende iniciar também neste novo espaço um projeto-piloto na reabilitação respiratória de utentes diagnosticados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) que serão acompanhados por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica nas áreas de cardiopneumologia e radiologia.  
 
Avança ainda a mesma fonte que, o Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) é um projeto regional da ARS Algarve implementado desde 2001, tendo já sido reconhecido a nível nacional «como uma das boas práticas em Saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde», e tem como principais objetivos: colmatar as dificuldades de acessibilidade das famílias às consultas de saúde mental infantil, bem como proporcionar um atendimento no ambiente natural da criança, promovendo o estabelecimento de um trabalho em rede com as estruturas da comunidade, diminuir o tempo de espera para a consulta, respeitando sempre as necessidades das crianças e dos jovens no seu percurso de desenvolvimento.    
 
O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) é um projeto nacional de 3 ministérios que visa garantir um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, na área da educação, saúde e da ação social.