As sessões, presenciais e online, ocorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa resulta da colaboração entre o município e as empresas 3Drivers e Ecoprogresso, visando garantir um plano consistente e alinhado com as necessidades territoriais.
-min.jpg)
Em nota enviada ao Algarve Primeiro lê-se que, o PMAC visa preparar o concelho para os desafios climáticos, envolvendo a comunidade na criação de soluções sustentáveis e resilientes. Marlene Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, enfatizou a urgência da ação climática, reiterando o compromisso da autarquia nesta matéria.
O primeiro workshop, "Discussão de Vulnerabilidades", apresentou o diagnóstico climático municipal, analisando tendências, projeções, perigos associados e a exposição do território. O objetivo foi recolher perceções sobre impactos já sentidos e setores vulneráveis.
A segunda sessão, "Discussão de Medidas de Mitigação e Adaptação", focou-se na identificação de prioridades e soluções para reduzir emissões e aumentar a resiliência. A articulação entre conhecimento técnico e a visão dos participantes foi importante para integrar as dinâmicas locais no planeamento climático, realça ainda a nota enviada às redações.
Participaram representantes da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, ARH Algarve, APA, Comando Regional e Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, CCDR Algarve, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e serviços municipais.