O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2023 coloca São Brás de Alportel no top 100 dos municípios com maior eficiência financeira e revela ser o melhor município algarvio de pequena dimensão no ranking global de Municípios com melhor pontuação global, sendo que se encontra na 9ª posição entre os 16 municípios do distrito de Faro.
Em comunicado, a autarquia revela que este ranking é calculado com base em diversos indicadores que são aplicados aos 278 municípios portugueses do continente. Integram o ranking dos 100 municípios melhor classificados, as autarquias que obtiveram a pontuação global mais elevada. Em 2023, a pontuação total era de 1.900, tendo o Município de São Brás de Alportel obtido a pontuação de 1.206.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2023 avaliou ainda o melhor índice de dívida total, que indica quais os municípios com menor volume de juros e encargos financeiros pagos. Nesta análise, São Brás de Alportel alcançou o 29.º lugar a nível nacional.
Ao nível da redução dos encargos financeiros, São Brás de Alportel também ocupa posições de destaque em indicadores de passivo e encargos financeiros.
O passivo exigível é uma das variáveis mais importantes da gestão financeira dos municípios, uma vez que mostra a evolução do valor do capital em dívida entre 2013 e 2023, utilizado por recurso a linhas de financiamento contratualizadas com o Estado. Na análise dos municípios com menor passivo exigível em 2023, São Brás de Alportel classificou-se em 39.º lugar.
Na análise dos municípios de pequena dimensão com menor volume total de despesa paga em juros entre 2014 e 2023, São Brás de Alportel surge na 18ª posição.
Acresce ainda referir que na classificação geral nacional dos municípios com menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2023, São Brás de Alportel alcançou o 35º lugar.
O Anuário Financeiros dos Municípios Portugueses é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e consiste na análise económica e financeira das contas dos 308 municípios portugueses relativos ao exercício económico de 2023, incluindo uma análise detalhada do setor empresarial.