A autarquia de Tavira anunciou a sua programação de Natal que se estende até janeiro de 2025, com iluminação e decorações, mostras de artesanato, concertos, animação de rua, demonstrações gastronómicas, fogo-de-artifício, presépio e charolas.
As mostras de artesanato de Natal e Ano Novo, numa organização das associações ASTA, Almadrava e Albacora com o apoio do Município, realizam-se, entre 30 de novembro e 05 de janeiro do próximo ano, no Jardim das Palmeiras. Peças de cerâmica, bijuteria, artigos de madeira e têxteis são alguns dos produtos disponíveis.
O Mercado da Ribeira recebe no mesmo período, uma série de espetáculos com projetos musicais locais e regionais. A programação inclui uma diversidade de géneros musicais, desde música coral, erudita, tradicional, jazz e popular.
Conforme adianta nota da Câmara de Tavira, estarão em palco os projetos de dança da Academia de Música de Tavira e da D’Dance Cia, a música tradicional pelas Pérolas do Gilão da SOAMT, pelas Searas de Outono e pela Tuna da Academia Sénior, vários grupos corais, nomeadamente, da Academia de Música de Tavira Sebastião Leiria e Coro do Conservatório de VRSA, o Grupo Coral Tavira e Unitum Voces de Loulé, o Grupo Coral Ossónoba (Faro), assim como o Quarteto da Orquestra de Jazz do Algarve que convida o cantor Carlos Guilherme, o Barlavento Ensemble, o Melliflow e um espetáculo de Circo de Natal (Dallas) com acrobacias, palhaços, malabares e performances emocionantes. Os eventos decorrem pelas 15h00, durante a semana, e pelas 16h00 nos fins-de-semana.
As ruas da baixa da cidade recebem a atuação, no dia 14, pelas 10h30, do Coro Jubilate Deo. Pelas 21h00, decorre na Igreja da Misericórdia, um concerto do Coro Jubilate Deo, Coro Infantojuvenil Jubilate Deo e Coro Flyttfåglarna.
No dia 20, pelas 21h30, tem lugar na Igreja do Carmo, um concerto da Banda Musical de Tavira, seguindo-se, no dia 21, no mesmo local e horário, o concerto de Natal por “Litania Feminis” – Filomusica Ensemble | Coro feminino acompanhado ao piano pelo maestro Kodoo Yamagishi (Teatro Nacional de São Carlos).
No dia 24, pelas 10h00, a baixa da cidade é presenteada com uma arruada pela Al Fanfarre.
Também a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Baixa da Cidade (UAC) promove iniciativas alusivas à época. No dia 07, pelas 11h00, a baixa recebe o Pai Natal. Os mais pequenos terão a oportunidade de visitar, entre 07 e 25, na Praça da República, a Casinha do Pai Natal e divertir-se no comboio natalício. Os festejos prosseguem com a animação de rua, nos dias 07, 14, 21, 23 e 24.
Com o objetivo de incentivar o consumo no comércio local, a Associação Baixa de Tavira realiza o habitual passatempo de Natal, entre 07 de dezembro e 06 de Janeiro, com sorteios semanais e um prémio final, no dia 06 de janeiro.
Nos dias 14 e 21, realizam-se, no Mercado Municipal, demonstrações gastronómicas de Natal com os Chefs Abílio Guerreiro e Rui Cristiano que partilham os segredos e as tradições culinárias típicas da época com um toque de inovação. Haverá, ainda, maridagem de vinhos.
A Passagem de Ano, entre as 22h00 e as 04h00, na Praça da República, recebe o evento “Revenge of the 2000’s”, para reviver os maiores sucessos musicais da década de 2000. Muita diversão, brindes alusivos à época, bailarinos, Dj’s como Miguel Galão, os MC’s Fausto Belluci e Carolina Torres acompanhados pela banda residente “The Seems” comandam “A Viagem” RoT2000’s. A noite terá, ainda, como convidado, o grupo Santamaria que irá interpretar os maiores êxitos da sua carreira.
Nas doze badaladas, na Ponte dos Descobrimentos, o espetáculo piromusical dá as boas-vindas ao novo ano.
No dia 04 de janeiro, pelas 21h30, a Igreja do Carmo, acolhe o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra do Algarve.
No dia seguinte, pelas 15h00, no Mercado da Ribeira, tem lugar mais uma edição do Festival de Charolas com a participação de diversos grupos do sotavento algarvio.
Os Bombeiros Municipais de Tavira voltam a cumprir a tradição com a criação de mais um Presépio de Natal com centenas de figuras, o qual poderá ser visitado diariamente, regista a nota divulgada do município.