De 8 a 14 de maio, o Município de Loulé realiza mais um momento de reflexão sobre a problemática das alterações climáticas, com "A Semana do Clima 2023", que integra as comemorações do Dia Internacional do Clima (14 de maio), através de um programa de atividades, com o intuito de sensibilizar para a problemática da mudança do clima e para a adaptação aos seus efeitos.
Conforme refere a autarquia louletana em nota publicada, na próxima segunda-feira, dia 8, o programa arranca com uma visita a caixas-ninho em Vilamoura, na Av. Engº João Meireles. Mas a partir das 10h00, e ao longo do dia, é no Cineteatro Louletano que estas temáticas vão estar em foco, nas IV Jornadas da Sustentabilidade. Dirigentes e técnicos municipais reúnem-se para debater de que forma esta matéria influencia o dia-a-dia do trabalho da Câmara Municipal de Loulé e como é que as políticas locais estão a ser assimiladas e implementadas pelos serviços.
No dia 9, das 10h00 às 12h30, na Biblioteca de Loulé, decorre a sessão participativa “Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa”.
Em 2021, foi constituída a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa pelos municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, que visa criar uma dinâmica partilhada de valorização daquela área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade, incidindo especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação. A participação requer inscrição prévia para
[email protected]
Na manhã de quarta-feira, 10, as novas gerações são chamadas a acompanhar as Jornadas do Clima, na Escola Secundária de Loulé. No mesmo dia, estão agendadas duas ações de sensibilização: uma sobre a Floresta, na Unidade Avançada de Proteção Civil de Vale Maria Dias, e outra sobre a “Soberania alimentar”, no Mercado de Quarteira, passando pelo Mercado de Almancil no dia seguinte.
É na quinta, dia 11, que a Casa do Meio Dia acolhe a exibição do premiado documentário português “A Alma de um Ciclista”, à qual se segue uma conversa/debate sobre a mobilidade suave ciclável, com ênfase nos projetos que se encontram a ser dinamizados nas escolas do concelho (‘Desporto Escolar sobre Rodas’). A inscrição é obrigatória para
[email protected]
A Semana do Clima encerra com o Mercado da Vila – Especial Clima, no domingo, 14 de maio, na Av. Tivoli, em Vilamoura, das 10h00 às 19h00.