Sociedade

S. Brás de Alportel quer população sénior mais protegida e esclarecida

Fotos - CM São Brás de Alportel
Fotos - CM São Brás de Alportel  
Segurança foi a palavra chave da iniciativa que decorreu no dia 9 de outubro, no Cineteatro Jaime Pinto, no âmbito da edição de 2024 do Mês Sénior de São Brás de Alportel.

Alertar para alguns perigos que ameaçam a segurança da comunidade sénior e informar sobre como cada um pode cuidar da sua segurança e daqueles que os rodeiam, foram os objetivos da sessão de informação – “Cuide da sua segurança, saiba como agir em caso de emergência”, promovida pelo Grupo de Intervenção Sénior, iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio do Projeto Radar Social e com a colaboração de um conjunto de parceiros.
 
Oferecer ferramentas para que a comunidade saiba como atuar e a quem comunicar em situações de emergência, foi também propósito desta sessão informativa, que alertou para diversos perigos a que a população sénior, e não só, se encontra exposta, explica nota da autarquia.
 
A sessão contou com a participação do Corpo de Bombeiros de São Brás de Alportel, representados pelo subchefe dos Bombeiros, Ricardo Brochado, e da GNR, representada pelos militares cabo Rui Palma e cabo Rui Filipe, da equipa da GNR “Idosos em Segurança”, que falaram à população sobre a importância dos diferentes agentes de proteção civil enquanto responsabilidade coletiva, e alertaram para os perigos aos quais todos se encontram expostos, independentemente da sua idade, localização ou formação.
 
 
O município também apresentou algumas respostas e medidas dirigidas à população sénior, dando a conhecer o seu trabalho e disponibilidade para ajudar as mais diversas situações de vulnerabilidade existentes, realça a publicação.
 
No final da sessão houve espaço para esclarecimento de dúvidas e para um momento de convívio, com a participação de músicos são-brasenses: Nuno Martins e do seu duo “Love me do”, onde se juntou a voz de Beatriz Pereira.
 
Na ocasião foi ainda apresentado o novo projeto social do Município de São Brás de Alportel, Radar Social. Destinado à população em geral, mas em particular às pessoas em condição de vulnerabilidade residentes no concelho, o projeto tem como objetivo sinalizar, encaminhar e ajudar nas situações de maior fragilidade, de modo a poder intervir e apoiar quem mais necessita, clarifica a publicação.
 
Este projeto, com uma duração de 27 meses, surge no âmbito de uma candidatura apresentada pelo Município de São Brás de Alportel à medida Radar Social – Criação de Equipas para Projeto Piloto, financiada pela União Europeia e apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).