A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira entre 5 e 8 de setembro, envolvendo uma série de entidades parceiras que integram a comissão organizadora, entre elas o Município de Tavira, associação In Loco, CCDR Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e de Vila Real de Stº António, Universidade do Algarve, Turismo do Algarve e Tavira Verde.
Este ano, a organização aponta para 170 stands no certame e 7 palcos. Haverá demonstrações gastronómicas e música mediterrânica com concertos ao vivo de projetos oriundos de Espanha, França, Itália, Marrocos e Macedónia. A música portuguesa, danças tradicionais, artes performativas, exposições e visitas são algumas das ofertas.
Estão também previstos diversos seminários, com destaque para o de 5 de setembro, sobre a "Importância da Sustentabilidade e Saúde dos Solos" no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.
A colaboração da Fundação INATEL é uma das novidades que a organização anunciou hoje, no Salão Nobre do Município de Tavira.
Quanto aos espetáculos, no dia 5, no espaço da antiga lota, o INATEL apresenta o projeto "Cara de Espelho", que reúne seis figuras da música portuguesa. No palco do Castelo, o cantor espanhol de flamenco cigano, Duquende, presta tributo a Paco de Lucía. Na Praça da República, o palco fica por conta de Rui Veloso. No Jardim do Coreto, os portugueses "Balsol" apresentam baile tradicional.
No dia 6, é a vez de Júlio Pereira, músico e instrumentista do cavaquinho, apresentar-se no palco INATEL. Já no palco do Castelo, estarão os italianos "Kalàscima", grupo que mistura a antiga música de dança ritual tradicional de Taranta (Salento, sul de Itália) com influências como Balkan, Klezmer, irlandesa e música eletrónica. Na Praça da República, será a vez de "Amália Hoje" com Sónia Tavares e de seguida no Jardim do Coreto "Trigo Migo" de Itália.
No dia 7, no palco INATEL, a proposta passa pela música tradicional com a "Brigada Victor Jara". No palco Castelo, apresentam-se os marroquinos "Tarwa N-Tiniri". Na Praça da República, estará Sara Correia. Já no Jardim do Coreto os visitantes podem apreciar a performance do grupo francês "Le Bal de l'Ephemère".
No último dia, 8 de setembro, no Jardim do Coreto é para dançar com os espanhóis Vegetal Jam. No palco INATEL, José Manuel David apresenta "Cantar a Eito". No palco do Castelo, atuam os "Kočani Orkestar". Na Praça da República, o convidado é Fernando Daniel, que fecha o ciclo do palco principal.
Além da animação infantil, poderão ser apreciadas várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Fado, o Cante Alentejano e o Teatro Dom Roberto.
À margem da apresentação do evento, a presidente da Câmara Municipal de Tavira, realçou aos jornalistas, a novidade da Fundação INATEL, que "este ano, além de ser parceira do programa 'Verão em Tavira' junta-se à Feira da Dieta Mediterrânica, e patrocina, por assim dizer, um palco dedicado aos artistas portugueses".
A autarca disse que há mais comerciantes a tentarem fazer a sua inscrição do que os stands disponíveis, "o que significa que realmente as pessoas reconhecem a feira como uma boa mostra para os seus produtos".
Ana Paula Martins focou ainda a vertente ambiental da feira, exemplificando que a Dieta Mediterrânica é feita com produtos locais e produtos da época. "Por outro lado, temos de pensar como é que a Dieta aparece, numa altura em que não havia muita abundância, onde não se consumia tanta carne e isso também é importante em termos de saúde e sustentabilidade e penso que, ao trazermos estes ensinamentos milenares para aqui, poderá ser uma boa forma de irmos chamando a atenção para a necessidade de preservarmos o nosso ambiente e combater as alterações climáticas", explicou.