Sociedade

Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve inaugurou área de serviço de Marmelete

Fotos - Daniel Rodrigues- IN LOCO
Fotos - Daniel Rodrigues- IN LOCO  
Foi inaugurada no sábado, dia 13, na aldeia de Marmelete, concelho de Monchique, a última das oito Áreas de Serviço de Autocaravanismo integradas na Rota Serrana de Autocaravanismo, projeto realizado no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento dos Recursos Endógenos do CRESC Algarve 2020.

PUB

Com esta área de serviço, fica completa a primeira fase, iniciada em 2017, que definiu uma rota serrana por todo o interior do Algarve, ligando, para já, Alcoutim, São Brás de Alportel, Ameixial, Salir, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Alferce e Marmelete.

Para além de ser a entidade nomeada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve - CCDR para a gestão das candidaturas e dinamização dos projetos, a associação IN LOCO, em parceria com as autarquias, concebeu e realizou o projeto de promoção da Rota Serrana, valorizando o território e os seus recursos endógenos. Foi também criada uma plataforma digital, disponível em 5 línguas, de apoio ao planeamento das viagens e à descoberta das riquezas do território, desde produtos locais; artesanato; comércio e serviços; alojamento; atividades e eventos; património e restauração.

O evento de abertura da Área de Serviço de Autocaravanismo de Marmelete, contou com a participação da comunidade local e da Associação de Autocaravanistas do Algarve, que, na celebração do seu 4º aniversário, organizou o evento em parceria com a Junta de Freguesia.

O projeto teve a colaboração da Câmara Municipal de Monchique, tendo o autarca Paulo Alves, deixado palavras de agradecimento a todos os intervenientes, destacando o papel de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, que falou da função de projetos como a Rota Serrana no reforço da resiliência dos territórios do interior e na captação de visitantes interessados em conhecer e desfrutar dos recursos endógenos, de forma sustentável.