Num tempo em que a disponibilidade de água doce está a tornar-se num desafio cada vez maior. A empresa Águas do Algarve lançou o desafio de sensibilizar os mais jovens de forma lúdica e interventiva.
Tomar duche em vez de tomar banhos de imersão; fechar as torneiras quando não se usa a água; diminuir o volume de descargas dos depósitos de autoclismos; usar máquinas de lavar roupa e louça com carga máxima e programas curtos; regar o jardim ao final da tarde para evitar desperdícios a nível de evaporação; lavar o automóvel com um balde e pano, em vez de usar uma mangueira, regar as plantas de manhã cedo ou ao final do dia, reaproveitar a água de lavagem de legumes, são algumas dicas transmitidas no projeto.
De forma a explicar aos mais novos que a água é um recurso escasso, é-lhes dado a entender onde é que a encontramos, porquê e como funciona, nas várias divisões da casa, desde que acordam até irem dormir. Ao longo de um dia, em casa e na escola, as crianças são desafiadas a escolher os comportamentos corretos face ao consumo de água nas suas diferentes atividades quotidianas através de pequenas peças que refletem opções mais ou menos sustentáveis.
Pretende-se com este roadshow que as crianças se apercebam que quando estão nos seus quotidianos podem optar por ter comportamentos mais sustentáveis, como fechar a torneira enquanto escovam os dentes em vez de a deixarem aberta ou, como lavar as mãos de forma mais eficiente possível.
No final, a bibliotecária Maria Esquecida conta uma história sobre a importância da água aos alunos, onde são relembradas diversas dicas de poupança de água.
Neste roadshow, participaram 29 escolas dos 16 concelhos algarvios que receberam a presença do projeto de responsabilidade social e ambiental da Águas do Algarve, “Desafio da Água”. Mais de 600 alunos participaram nesta atividade lúdico-pedagógica.