Sociedade

RIAS libertou espécie 'em perigo' com transmissor GSM

 
 
A equipa do RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - deslocou-se no último domingo até à Mata da Conceição, em Tavira, para devolver à natureza uma águia de Bonelli (Aquila fasciata), uma espécie atualmente considerada 'em perigo' no país.

Com o objetivo de atenuar o efeito das ameaças que enfrenta e contribuir para a recuperação da espécie no mediterrâneo ocidental, o RIAS diz ter sido desenvolvido o projeto AQUILA a-LIFE, que em conjunto com a equipa de maneio de fauna selvagem do Ministério do Meio Ambiente Espanhol, possibilitou a colocação de um transmissor GSM na ave, que havia ingressado no RIAS na última semana de outubro com dois projéteis de caçadeira no corpo. 
 
Sem possibilidade de retirar os projéteis, e dada a extrema debilidade em que se encontrava, a única medida a tomar foi a sua estabilização. Uma semana mais tarde foi transferida para uma das instalações exteriores, onde pôde praticar o voo e ganhar novamente forças. Recuperada a condição física, foi considerada apta a ser devolvida novamente à natureza.