Trata-se de uma publicação dedicada ao património cultural e à comunidade de Monchique, sendo uma das ações da parceria entre a Associação Vicentina e o Município de Monchique, no âmbito do projeto Cluster Criativo – Monchique Fábrica de Memórias.
Segundo fonte da autarquia, "O projeto tem como objetivo promover a inclusão através da valorização da identidade e da diversidade cultural, dando visibilidade aos beneficiários e privilegiando o seu envolvimento ativo, assumindo o património cultural como fonte primária de enriquecimento individual e coletivo e entendendo a cultura como expressão do território".
Com duas edições anuais, publicadas em junho e dezembro, a revista em formato físico, desenvolve conteúdos editoriais assentes em recolhas e registos realizados junto da população, os saberes e práticas locais, as festividades, a gastronomia, a produção agrícola, bem como as transformações da paisagem cultural, o património edificado e a arquitetura local.
O projeto Cluster Criativo - Monchique Fábrica de Memórias apresenta um plano de ação com a duração de três anos e é financiado pelo Programa Regional Algarve 2030.