Considerando que o Centro Paroquial presta serviço social nas suas valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário aos domingos e feriados, o que aumenta o número de funcionários e despesas, e que a população apoiada é muito dispersa, necessitando a instituição de adquirir mais uma viatura, «o apoio a atribuir vai suprir as dificuldades financeiras sentidas pelo Centro Paroquial», informa nota do Município enviada ao Algarve Primeiro.
Por outro lado, a autarquia diz que pretende garantir a continuidade e sustentabilidade das respostas sociais e educativas prestadas pela CDCS de Martim Longo, «fundamentais para o apoio às famílias e à população local, designadamente o pleno e eficaz funcionamento da Creche, Jardim de Infância e ATL».
A esta instituição, o apoio é atribuído no âmbito de um protocolo de colaboração, nos termos dos quais a CDCS se compromete a ceder ao Município de Alcoutim uma sala destinada ao funcionamento da Universidade Sénior, e a disponibilizar outra área para o funcionamento do Espaço Mobilidade, onde se realizam intervenções de fisioterapia, explica o documento.
«O Município de Alcoutim tem vindo a reforçar o seu compromisso com as instituições que desempenham um papel fundamental no apoio social às nossas populações. Este apoio financeiro visa garantir a continuidade e a qualidade das respostas sociais, especialmente num concelho marcado pela dispersão geográfica e pelo envelhecimento da população», declarou o presidente da Câmara, Paulo Paulino.