Cultura

Residência artística de caldeireiros resulta em exposição em Loulé

Créditos - Loulé Criativo
Créditos - Loulé Criativo  
O Palácio Gama Lobo, em Loulé, recebe, de 8 de outubro a 23 de novembro, a exposição “Superfícies”, do artista Caio Marcolini. É o resultado da residência deste artista na oficina de caldeireiros do Loulé Criativo, na sequência da colaboração entre a Plataforma UmbigoLAB e a Câmara Municipal de Loulé.

Conforme explica nota da autarquia, foi em 2023, que a plataforma UmbigoLAB, lançou em parceria com o Loulé Criativo da Câmara Municipal de Loulé, a UmbigoLAB call @ Loulé Criativo, uma chamada de propostas de artistas para uma residência de criação que deveria integrar os saberes de artesãos do concelho. 
 
O vencedor foi o artista brasileiro radicado em Portugal, Caio Marcolini, que durante 4 semanas trabalhou de perto com o mestre Analide Carmo no desenvolvimento de peças que juntaram o seu trabalho próximo da joalharia com a expressão das batidas típica da caldeiraria. 
 
As obras são agora apresentadas na exposição “Superfícies”, com inauguração marcada para as 17h00 do dia 8 de outubro. 
 
Na mesma ocasião será também lançada a revista Umbigo - edição #90, dedicada aos temas Práticas Celebrativas e Porta 33 - Porto Santo / The School Effect, e do jornal Umbigo Online #3, com apresentações de Dália Paulo, da Câmara Municipal de Loulé, Caio Marcolini, Elsa Garcia e António Néu da revista Umbigo.