Segundo informa nota do Município de Castro Marim, o primeiro dia do encontro decorre no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, com a sessão solene de abertura.
No mesmo dia, após um passeio guiado, decorrem as primeiras Jornadas Técnicas, que acontecem todos os dias, sob o tema “Biodiversidade Sem Fronteiras” com o objetivo de procurar soluções para o equilíbrio e funcionamento dos ambientes naturais.
Dentro deste tema serão realizadas conferências e ações de formação profissional sobre diversos aspetos de interesse geral como florestas e conservação da natureza.
A 31 de janeiro, após as Jornadas Técnicas, está prevista uma visita à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, enquanto no dia seguinte haverá outra visita, desta vez ao Parque Nacional de Doñana, em Espanha.
O último dia do evento contará com a comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, em colaboração com a Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, e do Dia Nacional do Vigilante da Natureza na Biblioteca Municipal de Castro Marim, além da sessão solene de encerramento com a participação do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza.
O XXIV Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza, contará com a presença de representantes de diversas entidades nacionais e internacionais.
As inscrições podem ser feitas em https://apgvn.pt/.