Desporto

Reinaldo Teixeira eleito presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Reinaldo Teixeira (Facebook)
Reinaldo Teixeira (Facebook)  
Reinaldo Teixeira foi hoje eleito presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sucedendo a Pedro Proença para o fim do quadriénio 2023-2027, ao vencer José Gomes Mendes, nas eleições para a liderança do organismo.

PUB

O presidente da Associação de Futebol do Algarve (AFA) e coordenador dos delegados da LPFP, de 61 anos, conquistou 42 dos 52 votos (81%), contra os 10 (19%) de José Gomes Mendes, que liderava a Mesa da Assembleia Geral do organismo.

Reinaldo Teixeira vai ser o 11.º presidente da LPFP, no restante do quadriénio para o qual tinha sido eleito Pedro Proença, que, após quase 10 anos no cargo, saiu para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para assumir o lugar deixado vago por Fernando Gomes, entretanto eleito para o Comité Olímpico de Portugal (COP).

O gestor, natural de Salir, no concelho de Loulé, presidia desde 2019 à AFA, estrutura que integrava há mais de 20 anos, tendo, em 2015, sido nomeado coordenador dos delegados e avaliadores da LPFP, depois de ter sido delegado durante 20 anos.

Nas eleições para a presidência da LPFP votam as 34 sociedades desportivas das competições profissionais, com as 18 da I Liga a deterem dois votos cada e as 16 da II Liga, das quais se excluem as equipas B, com um.

O candidato derrotado José Gomes Mendes, de 63 anos, é doutorado em Engenharia Civil, e lidera desde junho de 2023 a MAG da LPFP, cargo que já tinha ocupado entre 2014 e 2015.

Professor catedrático na Universidade do Minho e no ISCTE Business School, e ex-presidente da MAG do Sporting de Braga, Gomes Mendes foi secretário dos Governos de António Costa, primeiro Adjunto e do Ambiente e, depois, da Mobilidade e do Planeamento.

Lusa