Dicas

Reencontre-se com a vida, encontre-se com a Biodanza!

Foto - Depositphotos  
Conceptualmente a Biodanza define-se como um “sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias de vida, por meio da música, do movimento e do encontro em grupo”, descreve o criador chileno Rolando Toro.

O paradigma filosófico fundamental da Biodanza é o princípio biocêntrico, segundo o qual todo o universo, incluindo os seres humanos, está organizado em função da proteção e continuidade da vida. A Biodanza é, pois, um caminho de reencontro com a vida, o qual eleva a qualidade da saúde, desenvolvendo potenciais herdados geneticamente, reforçando a identidade e restabelecendo o vínculo afetivo com a própria pessoa, com o outro e com a natureza. A Biodanza é um processo e, como tal, é contínuo e progressivo, permitindo que cada um se desenvolva ao seu próprio ritmo. Ou seja, cada aluno é estimulado a fazer o que lhe é possível, de forma a não criar resistências. Na Biodanza, o movimento é integrado, isto é, procura-se uma união coerente entre sentimentos, pensamentos e ações, assente na crença de que a afetividade é a mola propulsora de toda a evolução do indivíduo, desde a etapa intrauterina até à maturidade.
 
Segundo o site oficial da Biodanza,  este sistema estimula o desenvolvimento humano através de vivências integrativas induzidas pela música e pela dança.
 
Compõe-se de um conjunto de exercícios e músicas organizado segundo o modelo teórico de Biodanza, com o objetivo de elevar o nível de saúde, desenvolver a comunicação, estimular a criatividade – como expressão artística e renovação existencial.
 
Através da dança, de exercícios de comunicação em grupo e de vivências integradoras, o sistema Biodanza facilita o desenvolvimento e expressão dos potenciais humanos, cuja integração plena resulta em saúde, alegria e bem-estar! (Sarpe, 2011)
 
De uma forma lúdica, divertida, através de jogos e danças acompanhados da música, cada participante vai-se auto conhecendo e revelando a sua identidade.
 
É um convite à alegria de viver, ao prazer de dançar e aprender a conviver.
 
Não existem danças coreografadas, cada pessoa é convidada a descobrir as suas próprias respostas vitais e a conduzir a sua forma de expressão e de ação.
 
Trata-se de aprender a "dançar a vida" e descobrir o "prazer de viver”, sublinha Rolando Toro, criador do sistema Biodanza.
 
Descubra agora os principais benefícios da prática regular desta modalidade:
 
• Integração motora: ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos.
 
• Auto-regulação sistémica, equilíbrio neurovegetativo, eliminação de sintomas psicossomáticos.
 
• Aumento de energia vital, vontade de viver e disposição para a ação.
 
• Integração entre o pensamento, sentimento e ação.
 
• Expressão da criatividade e das emoções.
 
• Promove a convivência, fortalecendo vínculos e a capacidade de nos relacionarmos de forma mais afetiva.
 
• Desenvolvimento de uma ecologia humana.
 
Em Portugal existem escolas de Biodanza no Porto, em Lisboa e em Almancil.