Para promover a melhoria e a eficiência dos serviços prestados ao cidadão, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai implementar um programa de formação profissional dedicado à qualificação e capacitação dos seus recursos humanos, cofinanciado por fundos europeus.
Segundo define o CHUA em comunicado, "este novo programa de qualificação e capacitação, visa a melhoria da eficiência nos serviços e a qualidade do atendimento na saúde e inclui ações vocacionadas para a promoção para excelência do atendimento e a gestão de equipas multidisciplinares".
Dada a atual transição digital, o programa de formação terá ainda como objetivo fortalecer as competências digitais dos profissionais do CHUA e reforçar a gestão eficiente na Administração Publica.
O programa, que contempla 19 cursos num total de 51 ações de formação, irá decorrer nas várias unidades que integram a instituição, apostando na capacitação de 568 profissionais.
Este investimento é financiado pela UE, através do Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Programa Operacional Algarve 2020. A operação decorre até 2022, totaliza quase 79 mil euros e é financiada em mais de 63 mil euros pela UE, com contrapartida nacional de cerca de 16 mil euros, assegurada pelo CHUA, financiado pelo Governo de Portugal, através do Ministério da Saúde.
O primeiro curso de formação, sob o tema «Código do Procedimento Administrativo para não juristas» tem início já no dia 11 de outubro e decorrerá na Unidade Hospitalar de Faro do CHUA.