A garganta inflamada é uma condição que provoca muito incómodo, sobretudo devido à dificuldade em engolir, dor e irritação.
Para aliviar esses sintomas de uma forma simples e natural, deixamos-lhe algumas dicas que, aliadas ao tratamento médico, em caso de prescrição, podem aliviar muito o incómodo.
Como a hidratação é fundamental quando temos dor de garganta, as sugestões dos entendidos nesta matéria apontam para chás caseiros e mezinhas que produzem alívio em caso de inflamação.
Nunca é demais reforçar a importância de ingerir bastante água ao longo do dia também para aliviar a dor de garganta. Como complemento, escolha uma destas soluções:
1. Gargarejo de água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal ajuda a aliviar os sintomas. Assim, faça o gargarejo com a solução de ½ colher (chá) de sal num copo de água morna.
2. Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz rica em nutrientes com diversas propriedades devido à sua ação anti-inflamatória.
O chá ajuda a aliviar a dor de garganta. Eis a preparação:
Corte o gengibre em rodelas finas;
Leve ao lume 600 ml de água;
Assim que começar a ferver, desligue o fogão e adicione o gengibre fatiado;
Feche o recipiente e deixe em infusão por 5 minutos; e sirva.
3. Gargarejo de casca de romã
O chá de romã é muito útil para fortalecer o sistema imunitário e aliviar os sintomas da dor de garganta. Prepare-o deste modo:
Ferva 500 ml de água;
Adicione 2 colheres (sopa) de casca de romã e deixe repousar durante cinco minutos, coe e faça vários gargarejos.
4. Chá de maçã com canela
Este chá é rico em fibras e polifenóis, que atuam como antioxidantes. A fruta também ajuda no fortalecimento do sistema imunitário protegendo-nos de infecções virais e bacterianas. A maçã ajuda a desinfetar e a limpar a garganta e melhora a voz, bastando apenas preparar este chá:.
Leve ao fogo as maçãs cortadas e limpas numa panela e acrescente canela em pau;
Adicione 1 litro de água e deixe levantar fervura. Reduza o fogão para o mínimo e deixe ferver até que o líquido reduza para metade. Coe e beba quando estiver na temperatura ideal.
5. Chá de hortelã
O chá de hortelã é uma bebida muito usada para fins terapêuticos, devido à sua ação antioxidante, analgésica e anti-inflamatória. Também ajuda a melhorar problemas digestivos, dores de cabeça e cólicas menstruais, para além de aliviar a dor de garganta.
É importante referir que a hortelã não é indicada para mulheres grávidas, que estejam a amamentar ou pessoas com hérnia de hiato, refluxo gástrico e crianças menores de 5 anos.
Para preparar o chá de hortelã, leve ao fogo 1 chávena (chá) de água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione algumas folhas frescas de hortelã. Abafe e deixe em infusão entre 5 e 10 minutos. Depois, basta coar e servir.
6. Chá de limão com mel
Este é um dos chás mais populares para o alívio da dor de garganta porque, o mel tem propriedades antissépticas, antioxidantes, expectorantes e acalma as vias respiratórias. Já o limão, é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunitário, para além da sua propriedade antioxidante.
Leve ao fogo 1 chávena (chá) de água;
Assim que levantar fervura, desligue o lume e adicione o sumo de 1 limão, 1 colher (chá) de mel e tape o recipiente.
Aguarde cerca de 3 minutos e sirva.
7. Chá de gengibre, limão e mel
Muito saboroso e nutritivo, este chá alivia a dor de garganta. Prepare-o assim:
Coloque numa panela 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatias de limão e aqueça durante 2 minutos.
Acrescente 500 ml de água e ferva durante 5 minutos.
Coe o chá e sirva.
8. Chá de alho
O alho possui ação antibacteriana, ajuda na diminuição do colesterol e regula a tensão arterial devido à presença de alicina.
A melhor preparação do chá para não perder a substância alicina e aliviar os sintomas da dor de garganta é:
Fatie 3 dentes de alho e coloque-os numa chávena de chá;
Acrescente 250 ml de água quente e deixe em infusão durante 10 minutos. Deixe arrefecer cum pouco e beba.
9. Chá de camomila
Esta bebida proporciona uma sensação de conforto e acalma os sintomas da dor de garganta. Prepare-o assim:
Adicione 250 ml de água quente a 1 colher (chá) de flores secas de camomila;
Tape e deixe descansar 5 minutos;
Coe e sirva.
Anote que, em caso de persistência ou agravamento dos sintomas, deve consultar um médico para que possa receitar um tratamento adequado à sua condição.