Sociedade

Quatro detidos por suspeitas de fraude fiscal de pelo menos 4,6 milhões de euros

Quatro detidos por suspeitas de fraude fiscal de pelo menos 4,6 milhões de euros
Quatro detidos por suspeitas de fraude fiscal de pelo menos 4,6 milhões de euros  
Foto - Freepik
Quatro pessoas foram detidas por suspeitas de associação criminosa e fraude fiscal qualificada, num montante que ascende a pelo menos 4,6 milhões de euros, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

A operação policial, desenvolvida em conjunto com a Autoridade Tributária (AT), decorreu nos distritos de Lisboa, Faro e Braga.
 
Os detidos, três homens e uma mulher, têm idades entre 29 e 68 anos.
 
No âmbito da denominada operação “Métis” foram ainda constituídas arguidas oito pessoas singulares e três pessoas coletivas e apreendidas três viaturas de luxo, bem como valores em numerário e criptoativos, de acordo com a informação divulgada em comunicado.
 
“Os factos em investigação reportam-se ao período compreendido entre 2015 e 2024 e visam a criação e a utilização de diversas empresas fictícias, num esquema de emissão e utilização de faturação falsa, com vista à obtenção de uma vantagem patrimonial no montante global apurado, até ao momento, de 4,6 milhões de euros”, referiu a PJ, em comunicado .
 
As autoridades executaram 20 mandados de busca e quatro de detenção, fora de flagrante delito.
 
A investigação prosseguirá, com a análise das provas apreendidas.
 
A operação contou com a participação de 80 inspetores e seis peritos da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática da PJ, 30 inspetores tributários e aduaneiros e 10 elementos do Núcleo de Informática Forense da AT, no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Cascais.
 
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório para determinação das medidas de coação.
 
Lusa