A qualidade de vida envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relações saudáveis e prazerosas, saúde, educação, habitação, saneamento básico, entre outros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é preciso incluir “a perceção do indivíduo da sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Para desfrutar de mais bem-estar, saúde e satisfação pessoal, siga estes pontos:
Passo 1
Adote hábitos saudáveis: alimente-se de maneira equilibrada, com ingredientes frescos e confecionados por si, não fume; evite café e bebidas alcoólicas em excesso; se beber, não conduza, durma 8 horas diárias; pratique exercício físico e de lazer diariamente; resolva os problemas de forma racional, encarando-os positivamente; organize-se e faça uma correta gestão do seu tempo diário, recicle os seus pensamentos de forma a aprender com eles e a dar-lhes um novo sentido e significado e cultive o bom humor.
Passo 2
Trabalho: programe e tire férias anuais; não leve serviço para casa; mantenha o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada. Não adie tarefas, procure organizar o seu dia da melhor maneira, não perca tempo com futilidades e ecrãs que cansam o cérebro e diminuem a produtividade e a “frescura” mental.
Passo 3
Desporto e lazer: faça 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua; suba e desça escadas em vez de usar elevadores; faça uma caminhada vigorosa no final do dia, realize exercícios físicos, mesmo em casa, dance; ouça música; faça passeios ao ar livre; saia com amigos e família; reserve um tempo só para si, leia um livro do seu interesse ou simplesmente converse. Ouça e diga também o que sente e o que pensa. Desfrute de uma paisagem e de um momento agradável e faça algo diferente nem que seja uma vez por mês.
Anote que, quando praticado diariamente, o exercício físico proporciona benefícios físicos e psicológicos, tais como: controle do peso corporal; controle dos níveis de glicose, de colesterol, da pressão arterial; melhora da mobilidade das articulações; aumento da densidade óssea (previne a osteoporose); aumento da resistência física; ajuda a controlar a depressão; melhora a qualidade do sono; mantém a autonomia; evita o isolamento social; alivia o stress; aumenta o bem-estar; melhora a autoimagem e a autoestima.
Passo 4
Cuidado com o sol: respeite as orientações das autoridades de saúde, evite uma exposição solar entre as 11horas e as 17horas, use protetor, hidrate-se bebendo água,
Passo 5
Alimentação: faça, no mínimo, cinco refeições ao dia (pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche e jantar); coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite refrigerantes e salgados; beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia; faça as refeições em ambiente calmo e com a televisão desligada; evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso. Tente fazer as refeições em família, cozinhem em conjunto, decidam por uma dieta equilibrada, sem produtos industrializados, sem doces, molhos, modere o consumo de sal, afaste-se dos enlatados, da charcutaria, mantenha a cozinha limpa e arrumada, organizada e sempre com um plano alimentar saudável sem fritos, com uma aposta forte nos cozidos, grelhados, saladas, produtos integrais, menos hidratos de carbono e mais verduras.
Registe que, para obter melhores níveis de satisfação pessoal, é necessário apostar num estilo de vida mais equilibrado, constante e exigente, mas ao mesmo tempo, com disponibilidade e abertura para a mudança, para olhar mais para si, para cuidar mais da sua saúde e da daqueles que ama e, acima de tudo, estar pronto para enfrentar o quotidiano de uma forma mais positiva, otimista positiva, com mais amor, entrega, compreensão e momentos de felicidade.
As relações desempenham um papel primordial no que se refere à qualidade de vida, pelo que, não deve alimentar convivências tóxicas, onde existam conflitos, agressões, humilhações ou qualquer tipo de violência. Um ambiente saudável é a base para encarar o dia a dia de modo mais leve, satisfatório e inspirador.