PSD diz que irá solicitar à Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) a abertura de um inquérito para esclarecer os acontecimentos.
Em comunicado, o Partido Social Democrata (PSD) de Portimão, por intermédio dos seus vereadores Rui André e Ana Fazenda, refere que interpelou o executivo municipal a respeito do recente incidente divulgado nas redes sociais, relacionado com a suposta presença de larvas numa porção de peixe frito servida na cantina da Escola Básica e Secundária da Bemposta.
Considerando a dimensão de potencial problema de saúde pública, levou a que a delegada de saúde estivesse presente no local, não tendo, no entanto, conseguido ter acesso ao peixe alegadamente contaminado.
Num cenário em que poderá estar em causa um problema de saúde pública, levando à intervenção da delegada de saúde, o PSD Portimão considera "insuficientes os esclarecimentos prestados pelo executivo municipal".
Para os sociais-democratas, a situação em causa exige "a imediata instauração de um inquérito interno para investigar os procedimentos no processamento dos alimentos na cantina, incluindo a avaliação do estado dos equipamentos de congelação e refrigeração, bem como a conformidade das condições de higiene da cozinha com as normas legais vigentes". O partido critica o executivo municipal, por "parecer estar mais interessado em minimizar o problema e colocar em dúvida a veracidade dos factos apresentados, negligenciando as questões relacionadas com a saúde pública, que devem ser a principal preocupação da comunidade", conclui o comunicado.