Política

PSD Loulé lamenta chumbo de proposta para combater a construção ilegal no concelho

 
Em comunicado o PSD Loulé lamenta a decisão do executivo do Município de Loulé de ter chumbado na última reunião de Câmara, a proposta apresentada pelo vereador João Paulo Sousa destinada a combater a construção ilegal no concelho.

«A construção ilegal tem vindo a aumentar de forma alarmante em várias zonas do concelho, especialmente no Barrocal e na Serra. A proliferação descontrolada destas práticas não só pode destruir ecossistemas vitais e provocar a erosão dos solos, como também pode provocar a contaminação dos nossos aquíferos devido à falta de infraestruturas de saneamento adequado.», refere João Paulo Sousa.
 
Para o vereador, «a construção ilegal promove desigualdades entre os cidadãos, criando um sentimento de impunidade para quem desrespeita as normas, e desvaloriza o concelho como um destino turístico e como um polo de atração de novos investimentos e residentes.»
 
Ao chumbar esta proposta, o PSD entende que o executivo socialista está a comprometer o ordenamento do território, «descredibilizando os serviços públicos e prejudicando a arrecadação de receitas fiscais essenciais para a prestação de serviços à população».
 
O partido define que a proposta apresentada «é uma solução necessária, clara e exequível, envolvendo a criação de uma equipa técnica dedicada ao levantamento e mapeamento das construções ilegais, a implementação de ações de fiscalização rigorosas e a promoção de campanhas de sensibilização e educação junto da população», com o objetivo de «garantir um desenvolvimento urbano sustentável, preservar o meio ambiente e promover a justiça e a igualdade entre todos os cidadãos do concelho».
 
Os sociais democratas esperam que a Câmara Municipal reconsidere a decisão e tome as medidas necessárias para combater a construção ilegal no concelho.