O Partido Social Democrata de Portimão, diz estar preocupado, em relação à pretensão de instalação de uma unidade privada de aquicultura de bivalves na ria de Alvor.
O PSD teme que o projeto possa suscitar o favorecimento de interesses particulares em detrimento dos mariscadores locais e das atividades artesanais «que sustentam muitas famílias e a economia local».
Em comunicado, os social democratas dizem que a atividade pesqueira/marisqueira de Alvor está «intrinsecamente» ligada à cultura e tradição da região, sendo um fator essencial para a atividade turística local, uma vez que contribui para a valorização da gastronomia regional, um circuito de curta exploração e comercialização destes produtos que são «uma marca internacional desta vila».
O partido defende a preservação das tradições, como forma de manter a identidade «única» de Alvor, garantindo «uma economia sustentável e equilibrada».
Na nota divulgada à comunicação social, o PSD entende que a melhor abordagem para lidar com a questão, é ouvir todas as partes envolvidas, «para que nenhum interesse fique de fora», considerando as vantagens e desvantagens da instalação da aquicultura de bivalves «e, acima de tudo, avaliar cuidadosamente os possíveis impactos ambientais».
Neste contexto, os vereadores do Partido Social Democrata na Câmara de Portimão, exigem «uma posição pública clara por parte do município» sobre a matéria. Apelam ainda a uma discussão «transparente e inclusiva» sobre o futuro da ria de Alvor.