O PSD de Portimão expressa "profunda preocupação" face à notícia, publicada esta quinta-feira no jornal Público, onde revela que 17 câmaras municipais, incluindo a de Portimão, ainda não iniciaram a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), arriscando penalizações severas, entre as quais ficar impedida de aceder a fundos nacionais e europeus.
Numa nota divulgada, o PSD fala de uma situação, "extremamente grave, dado que a revisão do PDM é fundamental para o ordenamento do território, gestão urbana e desenvolvimento sustentável do nosso município".
Os sociais democratas referem que a ausência da revisão do PDM, "poderá resultar inclusive em penalizações financeiras e, mais alarmante ainda, na inibição de acesso a fundos comunitários e nacionais, essenciais para o desenvolvimento de projetos estratégicos para Portimão". O partido entende que "esta falha coloca em risco o futuro ao nível do planeamento urbanístico e crescimento do Município fruto de políticas do território, mas, também, coloca em risco o futuro económico do nosso município, afetando diretamente a qualidade de vida dos portimonenses".
O PSD exige que o Partido Socialista, tome medidas urgentes para iniciar a revisão do PDM, "garantindo a participação ativa de todos os partidos políticos representados na Assembleia Municipal e assegurando um processo transparente e democrático".