Política

PSD critica orçamento da Câmara de S. Brás de Alportel por "ausência de propostas inovadoras"

 
Depois de fazerem uma análise às Grandes Opções do Plano, os eleitos do PSD de São Brás de Alportel expressaram o seu voto de descontentamento em relação ao orçamento de 2024 do Município.

Os sociais democratas dizem em comunicado, que o documento revela "falta de ambição do executivo socialista na Câmara Municipal", destacando "a ausência de iniciativas transformadoras e a necessidade urgente de impulsionar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade".
 
O PSD destaca a necessidade de uma revisão das estratégias municipais. A crítica que recai sobre "a ausência de propostas inovadoras", dando como exemplo "apenas duas novidades no orçamento camarário de 2024: a concretização de uma Unidade de Saúde Familiar, previamente proposta pelo PSD em 2021, e a Estratégia Local de Habitação, considerada inadequada para responder às reais necessidades da população".
 
O PSD evidencia que as despesas correntes tiveram uma execução de 86,2%, e as despesas de capital de apenas 46,6%. O partido aponta várias promessas por cumprir, como a requalificação do Quarteirão 4 Olhos, parque de serviços municipais, requalificação da entrada sul (Parque da Vila), Centro de Recolha de Animais, renovação do polidesportivo municipal ou a criação do Centro Municipal de BTT e Ciclismo.
 
É ainda reivindicada a valorização dos trabalhadores do Município e a definição de uma estratégia de investimentos "que reflita um progresso constante e melhore a qualidade de vida dos habitantes". Aponta a falta de estratégias para criação de empregos qualificados, "uma zona empresarial atrativa e combate à redução do poder de compra", e "a ausência de uma estratégia definida em termos de habitação, a dependência excessiva do assistencialismo do Estado e a falta de medidas para combater as assimetrias crescentes e a pobreza no concelho".