O PSD diz que foi aprovada, na reunião de Câmara de 4 de outubro, com a abstenção dos vereadores sociais democratas, a atribuição de uma parcela de terreno ao Ginásio Clube Olhanense, com uma área de 483 m2, situada no lado poente do Porto de Pesca de Olhão, na requalificada avenida 16 de junho, para a instalação de um posto de combustível.
Em comunicado, o PSD diz ser "muito discutível" a opção da autarquia em entregar a um clube, "sem qualquer concurso", um terreno para a instalação de um equipamento deste tipo, "sem consulta prévia dos demais clubes do concelho" mais ainda, quando o posto de combustível deverá ficar numa artéria, perto do auditório municipal.
O partido lembra que nos últimos anos, a autarquia olhanense retirou, "e bem", os postos de combustível situados junto aos Cais T, junto à Rotunda do Cubo e na Rua Almirante Reis, precisamente por se encontrarem no centro da cidade, não entendendo a nova autorização, "junto de grandes aglomerados populacionais, ao futuro hotel na Bela Olhão e mesmo ao lado do futuro Centro Experimental de Culinária já anunciado pela autarquia".
Apesar de, em termos legais, o licenciamento desta atividade ser da exclusiva competência da autarquia, o PSD lembra que a lei determina que os equipamentos de abastecimento de gasolina e gasóleo devem ser envolvidos por zonas de segurança e de proteção para precaver os riscos inerentes à possível formação de misturas inflamáveis ou explosivas de vapores ou gases de hidrocarbonetos com o ar. Para além disso, devem ser ancorados e protegidos contra o eventual choque de veículos rodoviários pela sua instalação numa zona designada por "ilha".
Além da abstenção dos seus vereadores, o PSD Olhão pede ao executivo que repense a sua decisão e encontre outro local na periferia da cidade para instalar o posto de combustível.