Política
PSD considera "gravíssima" decisão de encerrar maternidade e urgência de pediatria do Hospital de Portimão
O PSD Algarve diz que teve conhecimento da decisão "gravíssima" de encerramento, a partir de hoje, dos serviços de maternidade, urgência e internamento pediátrico, bem como da neonatologia e berçário do Hospital de Portimão, sem que haja qualquer data prevista para a sua reabertura. A informação foi comunicada através de uma circular distribuída hoje, a qual estabelece, desde já, a transferência de internados do serviço de pediatra para o Hospital de Faro.
O PSD adianta que terá lugar esta quinta-feira, uma reunião de urgência entre o CEO do SNS, Fernando Araújo, e responsáveis do Centro Hospitalar do Algarve.
Em comunicado, Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, fala de uma decisão "inaceitável" e considera que "é o SNS a bater em retirada do barlavento algarvio: as grávidas vão dar à luz, nalguns casos, a mais de 100 km; qualquer episódio de urgência ou internamento de todas as crianças e jovens até aos 18 anos passará a ter lugar em Faro. Além do mais, o serviço de pediatria de Faro não tem capacidade para responder às necessidades de toda a região".
"Não havendo prazo para a reabertura, tememos que se trate de um encerramento definitivo que não há coragem de assumir publicamente. Apelamos ao ministro da Saúde e ao CEO do SNS, que trave esta decisão profundamente lesiva da oferta assistencial da região.", acrescenta.