Política

PS questiona atraso de 9 meses no lançamento do concurso do novo Hospital Central e Universitário do Algarve

Foto - PS
Foto - PS  
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista lamentou o atraso de nove meses no lançamento do concurso para a construção do novo Hospital Central e Universitário do Algarve, salientando que aquela infraestrutura é essencial para melhorar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região.

Num comunicado enviado à comunicação social, o mesmo grupo parlamentar adianta que em audiência com a equipa de projeto, nomeada pelo governo de António Costa para liderar o processo, os deputados socialistas quiseram saber se o calendário inicialmente apresentado seria cumprido.
 
O grupo, liderado por Francisco Ramos, com participação do Ministério da Saúde, tinha estabelecido o lançamento do concurso para junho de 2024. Mas, com a mudança de Governo, o processo sofreu um atraso, estando agora o lançamento agendado para março de 2025. A equipa de projeto considera que esta demora reflete o impacto da mudança de direção administrativa no progresso do projeto.
 
Durante a audição, a deputada Jamila Madeira, eleita pelo círculo de Faro, salientou a importância do novo hospital para os algarvios, questionando "quais as razões que levaram a que neste momento não tenhamos ainda lançado o concurso do novo hospital central do Algarve. Recordando que cada trimestre a mais que passa afasta os algarvios do objetivo de ter o novo hospital em 2030."