O PS/Faro, promoveu no passado dia 15 de novembro, um fórum temático, sobre “Água é vida”, no IPDJ, com o presidente das Águas do Algarve, António Eusébio e o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve Pedro Monteiro.
Em comunicado, o PS sublinha que o estado dos níveis de água nas barragens e aquíferos, atravessa um dos momentos mais críticos ao nível da escassez hídrica das últimas décadas, tendo o Governo disponibilizado para o Algarve, 200 milhões de euros para o plano de eficiência hídrica e para encontrar novas fontes de disponibilidade de água.
O Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, foi pensado para que a região consiga ser mais resiliente, devido à falta de pluviosidade. Os investimentos específicos previstos no PRR, foram aumentados em cerca de 40 milhões de euros, tendo agora um total de 240 milhões ao dispor.
Segundo apurou o partido, as medidas inscritas no PRR, preveem poupar 5 milhões de metros cúbicos na agricultura e 2 milhões no setor público.
A reutilização da água é uma das medidas consignadas no PRR, que está num estado avançado de concretização, com a finalidade da rega de campos de golfe, espaços verdes, agricultura e lavagem de ruas, poupando 8 milhões metros cúbicos de água superficial ou subterrânea.
Outro projeto inserido no PRR é a captação de água do Pomarão para a barragem de Odeleite, que captará até 30 milhões metros cúbicos de água. A dessalinização prevê produzir 16 milhões de m3, com a garantia de no futuro poder crescer até aos 24 milhões de m3.