Foi hoje aprovada, numa cerimónia pública que teve lugar nos Paços do Concelho de Monchique, presidida pelo ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, a candidatura do Município de Faro para financiamento da requalificação da Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O apoio financeiro a atribuir é de 7,5 milhões de euros, que corresponde à aplicação da taxa de 100 por cento sobre o montante das despesas elegíveis.
Ao todo, estima-se que a despesa total do Município com a requalificação e apetrechamento do estabelecimento escolar ascenda a 8,1 milhões de euros.
A EB Dr. José de Jesus Neves Júnior é uma das quatro escolas da região do Algarve com financiamento garantido ao abrigo do Programa de Recuperação e Reabilitação de Escolas, celebrado entre o Governo da República e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a par da Escola Básica Manuel do Nascimento (Monchique); Escola Básica de Ferreiras (Albufeira) e Escola Básica D. José I (Vila Real de Santo António).
Paralelamente, o Município de Faro submeteu também neste âmbito uma candidatura para financiamento da requalificação da EB D. Afonso IIII, no montante de 7,4 milhões de euros, que está neste momento a ser objeto de análise pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.