Economia

PRR e BEI atribuem 42 milhões de euros para requalificar 6 escolas no Algarve

PRR e BEI atribuem 42 milhões de euros para requalificar 6 escolas no Algarve
PRR e BEI atribuem 42 milhões de euros para requalificar 6 escolas no Algarve  
Foto - pvproductions / Freepik
Na sequência da aprovação das candidaturas dos Municípios de Monchique, Vila Real de Santo António, Albufeira, Faro e Lagos, seis escolas públicas do Algarve vão ser requalificadas com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Banco Europeu de Investimento (BEI), beneficiando de obras no montante global de 42 milhões de euros de investimento.

É neste quadro que o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., José Apolinário, participou na cerimónia pública de lançamento da 1.ª pedra da requalificação e ampliação da Escola Básica Integrada (EBI) de Ferreiras, promovida pelo Município de Albufeira, nesta segunda-feira de manhã. 
 
A EBI de Ferreiras integra o primeiro grupo de quatro escolas do Algarve aprovadas ao abrigo do “Programa de Recuperação e Reabilitação de Escolas”, celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que integra ainda a EB Manuel do Nascimento (Monchique), a EB D. José I (Vila Real Santo António) e EB Dr. José de Jesus Neves Júnior (Faro), cujos contratos de financiamento foram assinados em Monchique no dia 29 de maio, na presença de Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial.
 
Revela nota da CCDR Algarve que, posteriormente juntaram-se mais duas candidaturas dos Municípios de Faro (EB 2+3 D. Afonso III) e de Lagos (EB das Naus), que serão financiadas com recurso a verbas do Banco Europeu de Investimento, contratualizadas pelo Estado português.
 
Os trabalhos previstos devem estar concluídos até 30 de junho de 2026, completa a publicação.