Estes apoios à criação e programação cultural inserem-se na missão das CCDRs que, desde 1 de janeiro de 2024, passaram a integrar os serviços desconcentrados da área governativa da Cultura.
Em nota divulgada, a CCDR Algarve explica que a oferta de cinema itinerante na região fez nascer o projeto Cinemalua – Associação Cultural. O Cinemalua nasceu em 2019, idealizado e desenvolvido por Nuno Cardoso que, desde então, percorre centenas de quilómetros para levar cinema às aldeias, vilas e cidades do sotavento algarvio.
As sessões acontecem ao ar livre, transformando praças, ruas e jardins em salas de cinema a céu aberto e fazendo o cinema chegar a pessoas e comunidades com acesso dificultado à chamada sétima arte.
Atualmente, o principal objetivo deste projeto de cinema ao ar livre é consolidar e expandir a rede itinerante de exibição cinematográfica no Algarve. Entre 2019 e 2025, ao longo de sete edições, o Cinemalua percorreu 12.972 km, mais de 56 locais, realizando 337 sessões e reunindo mais de 15.000 espetadores.