O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), e a Direção Regional da Cultura do Algarve, dinamizam a sétima edição do projeto Nova Escola de Sagres na Fortaleza de Sagres no dias 24 e 25 de outubro.
O evento propõe aos participantes várias atividades, como a construção de uma caravela modular com 10 metros de comprimento, oficinas de programação e robótica ou a exploração de coleções que revelam a bio e geodiversidade de vários ambientes e ecossistemas.
Serão desvendados mapas e instrumentos de navegação, e levadas a cabo reflexões sobre “Patrimónios Desconfortáveis” o mote desta edição, onde o tema da escravatura e da cor da pele "deve ser abordado e repensado, desta vez com recurso às ferramentas de Inteligência Artificial, também este um assunto desconfortável da atualidade", avança nota da organização.
O projeto Nova Escola de Sagres reunirá diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as artes de navegar, a história e o conhecimento.
O evento contempla um conjunto de atividades práticas de cariz científico e tecnológico, adequadas aos alunos do 1º ao 3º ciclo (com adaptação dos conteúdos ao nível de ensino). Os participantes experimentarão manusear instrumentos de navegação, ler mapas e cartas, utilizar relógios de sol, examinar coleções, explorar vídeos em realidade virtual, compreender a modelação 3D, entre outras descobertas.
O evento dirigido ao público escolar está aberto a inscrições. As atividades irão decorrer das 10h00 às 17h30. As famílias que desejem participar podem fazê-lo mediante inscrição.